menulogo
Notícias Agora
user
Close
Mundo Domingo, Agosto 24

Pai do senador colombiano assassinado Miguel Uribe assume lugar do filho e será pré-candidato à presidência

A corrida às eleições presidenciais de 2026 na Colômbia é marcada pela violência política, com o pai de um candidato assassinado a assumir o seu lugar na disputa pelo principal partido da oposição.
News ImageNews ImageNews Image

O cenário político colombiano para as eleições presidenciais de 2026 foi abalado pelo assassinato do senador e pré-candidato Miguel Uribe Turbay.

Em resposta, o seu pai, Miguel Uribe Londoño, de 72 anos e afastado da política desde 1991, irá substituir o filho na corrida pela nomeação do partido Centro Democrático. O anúncio foi feito pelo próprio partido da oposição, que acolheu o pedido de Uribe Londoño para se juntar ao processo de seleção do candidato presidencial. Miguel Uribe Turbay, de 39 anos e considerado o candidato favorito da direita, morreu a 11 de agosto, dois meses após ter sido gravemente ferido com dois tiros na cabeça num atentado em Bogotá, a 7 de junho. O seu assassinato ocorre num contexto de intensificação da violência no país, com recentes ataques de grupos armados que resultaram em pelo menos 18 mortos, levando à mobilização de um importante dispositivo militar. No funeral do filho, Uribe Londoño condenou a violência e afirmou que "as ideias de Miguel estão mais atuais que nunca". Com esta decisão, Miguel Uribe Londoño junta-se aos senadores María Fernanda Cabal, Paloma Valência, Paola Holguín e Andrés Guerra na disputa pela nomeação do partido fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

O Centro Democrático planeia escolher o seu candidato presidencial através de uma sondagem internacional a ser realizada entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. O vencedor participará posteriormente, a 8 de março, numa consulta com outras forças de direita para selecionar um candidato único de uma "unidade democrática". Entretanto, no espectro político oposto, o senador de esquerda Iván Cepeda também anunciou a sua pré-candidatura às presidenciais de 2026.

Cepeda concorrerá pelo Pacto Histórico, a coligação que elegeu o atual presidente, Gustavo Petro, em 2022.

Artigos

5
categoryVer categoria completa