Portugal Continental em Alerta: Chuva Intensa, Vento Forte e Agitação Marítima Levam a Avisos Laranja



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para quarta-feira que abrange 17 distritos de Portugal continental, devido à previsão de chuva, por vezes forte. Apenas o distrito de Bragança não está incluído neste alerta máximo, ficando sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 15:00 de quarta-feira. Para os restantes distritos, o aviso inicia-se a amarelo entre as 00:00 e as 03:00, passando a laranja entre as 03:00 e as 09:00, e regressando a amarelo até às 15:00. Para além da precipitação, os 17 distritos sob aviso laranja estarão também sob aviso amarelo devido à possibilidade de trovoadas e fenómenos extremos de vento entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira. Adicionalmente, foi emitido um aviso amarelo para vento forte do quadrante sul, em vigor entre as 21:00 de terça-feira e as 09:00 de quarta-feira, para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.
São esperadas rajadas de 80 km/h no litoral e de 100 km/h nas terras altas.
A agitação marítima motivou igualmente a emissão de avisos.
Um aviso amarelo para ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros estará em vigor entre as 21:00 de terça-feira e as 14:00 de quinta-feira para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga. Devido às condições do mar, a Avenida de D. Carlos I será encerrada a partir das 19:00 de quarta-feira, sendo restabelecida a circulação assim que as condições o permitam.
Para quinta-feira, o IPMA já emitiu um aviso laranja para o norte e centro do país devido à agitação marítima. De acordo com o IPMA, o aviso laranja corresponde a uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o aviso amarelo indica uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
Artigos
5Atualidade
Ver mais
ULS reforça resposta das equipas comunitárias de Saúde Mental com nova viatura elétrica

Presa, que já foi homem, agrediu três guardas na prisão feminina de Santa Cruz do Bispo e pegou fogo a cela em Tires, intoxicando cinco, volta a cadeia masculina.

Alerta foi manifestado numa carta enviada ao bastonário da ordem onde os médicos do hospital denunciam que a "situação tem sido recorrente".

O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública informa que na Região Autónoma da Madeira, entre os dias 31 de Outubro e 6 de Novembro verificaram-se nada menos de 63 acidentes, que geraram 14 feridos ligeiros. Esta é a distribuição dos acidentes por concelhos e gravidade: A maior parte dos acidentes inclui-se na […]







