menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Países Baixos mantêm proibição de entregas a Israel

O governo dos Países Baixos anunciou a manutenção da proibição de exportar componentes de caças F-35 para Israel, contrariando uma decisão do Supremo Tribunal que lhe devolvia a autoridade sobre esta matéria.
News ImageNews ImageNews Image

O governo neerlandês confirmou na sexta-feira que irá manter a suspensão da exportação de peças para aviões de combate F-35 destinados a Israel. A decisão foi comunicada poucas horas depois de o Supremo Tribunal do país ter anulado uma deliberação anterior de um tribunal de instância inferior, afirmando que a definição da política externa é uma prerrogativa do executivo e não do poder judicial. A saga jurídica teve início em fevereiro, quando o Tribunal de Recurso de Haia ordenou ao Estado que suspendesse a entrega das peças. Esta decisão foi favorável a organizações de direitos humanos que argumentavam que os componentes contribuíam para violações do direito internacional por parte de Israel na sua guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza. Contudo, o Supremo Tribunal neerlandês considerou que o Tribunal de Recurso tinha excedido a sua jurisdição ao avaliar o risco de violação do direito humanitário, uma competência que cabe ao governo. Embora o Supremo Tribunal tenha dado ao ministro do Comércio Externo um prazo de seis semanas para reavaliar a situação, o governo anunciou a sua decisão de manter a proibição no mesmo dia.

Num comunicado, o executivo afirmou que, "dadas as circunstâncias atuais, não é razoável neste momento retomar a exportação".

O governo esclareceu que levou o caso à instância máxima para defender o princípio de que "cabe ao Estado definir a sua política externa".

No entanto, dissociou a manutenção da proibição da "situação catastrófica na Faixa de Gaza", apesar de ter apelado a um cessar-fogo imediato e à libertação dos reféns. As peças em questão, propriedade dos Estados Unidos, estão armazenadas nos Países Baixos e são distribuídas a vários parceiros, incluindo Israel, ao abrigo de acordos de exportação.

Artigos

6
News Image
“Israel deve interromper imediatamente o bombardeamento de Gaza”

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que Israel deve “interromper imediatamente” os ataques a Gaza, após o movimento islamita palestiniano Hamas mostrar-se pronto para uma paz “duradoura”.  “Com base na declaração recentemente emitida pelo Hamas, acredito que estão prontos para uma PAZ duradoura”, publicou Trump na rede social Truth, após o movimento palestiniano aceitar partes, […] O conteúdo “Israel deve interromper imediatamente o bombardeamento de Gaza” aparece primeiro em BOM DIA.

Source LogoBom Dia
News Image
Munique volta a ter voos após alerta de drones

O tráfego aéreo foi retomado “progressivamente” sábado de manhã no aeroporto de Munique, sul da Alemanha, após atrasos causados por novas observações de drones confirmadas pela polícia local, informou o segundo maior aeroporto da Alemanha. O aeroporto acrescentou que se “preveem atrasos ao longo de todo o dia”, depois de ter suspendido o tráfego aéreo […] O conteúdo Munique volta a ter voos após alerta de drones aparece primeiro em BOM DIA.

Source LogoBom Dia
categoryVer categoria completa