
PAN envia carta aberta ao Governo a pedir suspensão das touradas no Campo Pequeno



O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) avançou com um conjunto de iniciativas legislativas e apelos públicos após a morte de um forcado de 22 anos, Manuel Trindade, e de um espetador de 73 anos, durante uma tourada na praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa. As propostas centram-se na suspensão imediata dos espetáculos tauromáquicos neste local e na proteção de menores face à violência da tauromaquia. O PAN submeteu na Assembleia da República um projeto de lei que visa proibir a assistência e participação de menores de 18 anos em eventos tauromáquicos, argumentando que Portugal já foi instado por duas vezes pela ONU a tomar medidas nesse sentido. Adicionalmente, o partido apresentou um projeto de resolução para que o Governo suspenda todas as touradas no Campo Pequeno e promova a reconversão do espaço. A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, classificou a tauromaquia como uma "violência cruel e anacrónica", defendendo que a sua abolição é um "imperativo ético e civilizacional" para proteger pessoas e animais.
Paralelamente, o partido enviou cartas abertas ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que tutela a Casa Pia de Lisboa, proprietária do edifício, à própria Casa Pia e à empresa promotora Plateia Colossal.
Nestas comunicações, o PAN apela à suspensão da atividade tauromáquica até ao final da temporada e solicita uma reunião com a ministra para encontrar soluções que "dignifiquem o Campo Pequeno como espaço cultural".
As iniciativas surgiram também num contexto de controvérsia, após acusações de que militantes do PAN se teriam regozijado com a morte do forcado. O partido emitiu um desmentido oficial, afirmando que "não se regozijou, nem nunca se regozijaria, com a morte de um jovem em circunstância alguma". Inês de Sousa Real reforçou que o partido lamenta a tragédia, mas que o sucedido apenas fortalece a sua convicção de que esta atividade violenta não deveria existir, por colocar em risco a vida humana e o bem-estar animal.
Artigos
8







Política
Ver mais
Governo "manifestamente mais determinado" do que PS em acabar incêndios
Ainda assim, o ministro admitiu que o Governo poderia ter feito mais, apesar de ressalvar que este é um trabalho que tem de ser feito a longo prazo.

Ministra promete regulamento do Fundo de Fomento Cultural
A ministra da Cultura afirmou hoje que o Governo quer garantir uma "gestão mais transparente" dos fundos públicos para o setor, através de um regulamento do Fundo de Fomento Cultural, e aumentar o investimento dos privados.

“Tiago Pedro tem convicções, ideias fortes e uma estratégia para Alenquer” (Nuno Flores em entrevista)
O Fundamental Canal entrevista hoje Nuno Flores, o número dois da lista liderada por Tiago Pedro que se candidata a presidente da Câmara de Alenquer nas autárquicas que vão ter lugar a 12 de outubro representando o Movimento Independente. Nuno Flores é diretor ibérico de logística na área governamental e ajuda humanitária e ainda autarca da […] O conteúdo “Tiago Pedro tem convicções, ideias fortes e uma estratégia para Alenquer” (Nuno Flores em entrevista) aparece primeiro em Jornal Fundamental.

Questão dos incêndios. Ministro Castro Almeida vê Governo "mais determinado" do que o PS
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, defendeu esta noite na Grande Entrevista da RTP que o Governo está "manifestamente mais empenhado" em acabar com os incêndios do que o PS esteve, mas sublinhou que este é um problema a resolver no longo prazo.