
Itália revalida título na Billie Jean King Cup



A seleção italiana revalidou o título de campeã mundial de ténis feminino ao vencer a final da Billie Jean King Cup contra os Estados Unidos por 2-0.
A vitória foi selada nos encontros de singulares, disputados em Shenzhen, na China, tornando desnecessária a realização do jogo de pares.
Elisabetta Cocciaretto (91.ª do ranking WTA) deu a primeira vantagem à Itália ao derrotar a mais cotada Emma Navarro (18.ª) por um duplo 6-4.
O ponto decisivo foi conquistado por Jasmine Paolini (8.ª), que venceu Jessica Pegula (7.ª) pelos parciais de 6-4 e 6-2.
Este é o sexto título da Itália na história da competição, todos conquistados nos últimos 15 anos, consolidando a sua posição como uma das potências do ténis feminino.
A final foi disputada contra a nação com mais sucesso na prova, os Estados Unidos, que somam 18 títulos, embora o último tenha sido alcançado em 2017.
A equipa italiana, capitaneada por Tathiana Garbin, era composta por Jasmine Paolini, Elisabetta Cocciaretto, Sara Errani, Lucia Bronzetti e a jovem promessa Tyra Grant, que substituiu Martina Trevisan em relação à equipa de 2024.
O percurso até à final não foi fácil, com eliminatórias intensas contra a China e a Ucrânia, esta última decidida no encontro de pares, onde a dupla olímpica Errani e Paolini foi decisiva.
Após a vitória, as jogadoras e a capitã expressaram o seu orgulho.
Tathiana Garbin elogiou a paixão e personalidade das suas atletas.
Jasmine Paolini descreveu a sensação como "incrível" e manifestou a esperança de que o sucesso da equipa possa "servir de inspiração a muitas meninas" em Itália, onde o ténis tem vindo a crescer.
Para a veterana Sara Errani, que conquistou o seu quinto troféu na competição, fazer parte da equipa foi "fantástico" e "especial".
Artigos
5




Desporto
Ver mais
Bernardo Silva 'sem papas na língua': "A Premier League não nos ouve"
Internacional português pede "respeito", depois de o Manchester City ter sido obrigado a medir forças com o Arsenal, apenas três dias depois de ter defrontado o Napoli, na Liga dos Campeões.

Lá fora: Dembélé é 'de ouro' e Bernardo Silva 'explode
Percorra a fotogaleria e confira os temas que marcam a imprensa desportiva internacional.

Ida do FC Porto à Áustria poderá ser bom presságio para Farioli na Europa
Recorde o histórico de confrontos do FC Porto frente a equipas austríacas antes do encontro frente ao RB Salzburg, a contar para a primeira jornada da Liga Europa, olhando ainda para o registo da turma da Áustria frente a conjuntos portugueses.

Trincão não tem Bola de Ouro, mas é o 'rugido' mais forte do Sporting
As notas do Sporting-Moreirense, resolvido praticamente na cobrança de grandes penalidades, ambas conquistadas pelo camisola 17 dos leões, que reforçou o seu belo momento de forma a nível individual na equipa liderada por Rui Borges.