menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Atividade do Papa Leão XIV: Canonizações, Defesa do Matrimónio e Apelo à Inclusão

O Papa Leão XIV destacou recentemente a vocação universal à santidade através da canonização de sete novas figuras, da defesa do matrimónio cristão como modelo familiar e do apelo à integração das comunidades ciganas na Igreja e na sociedade.
News ImageNews ImageNews Image

Numa missa de canonização que reuniu cerca de 55 mil pessoas na Praça de São Pedro, o Papa Leão XIV elevou sete figuras dos séculos XIX e XX à santidade, elogiando-as como exemplos de «homens e mulheres autênticos» que uniram a fé à luta pela justiça. Durante a homilia, o pontífice sublinhou que a fé sustenta o empenho pela justiça e alertou para os riscos de um mundo sem a mesma, afirmando que sem a relação com Deus os bens materiais e culturais perdem o sentido.

Entre os novos santos encontram-se os primeiros da Venezuela, José Gregório Hernández e Cármen Rendiles Martinez, e da Papua Nova Guiné, o catequista Pedro To Rot.

A lista inclui ainda o mártir Inácio Choukrallah Maloyan, as fundadoras Vicenza Maria Poloni e Maria Troncatti, e o advogado Bártolo Longo.

Paralelamente, o Papa Leão XIV emitiu fortes mensagens em defesa do matrimónio cristão, por ocasião do 10.º aniversário da canonização dos santos Luís e Zélia Martin, pais de Santa Teresa de Ávila.

Descreveu o matrimónio como uma das «mais nobres e elevadas» vocações, contrastando-o com modelos de união «muitas vezes fugazes, individualistas e egoístas» que podem fazer a família parecer «ultrapassada e aborrecida».

O Papa apresentou o casal Martin como um «modelo luminoso» para os jovens e um exemplo dos «santos da porta ao lado», que viveram a sua fé na vida quotidiana, encorajando os cônjuges a perseverarem na sua vocação com Cristo no centro.

A preocupação pastoral do pontífice estendeu-se também às comunidades marginalizadas.

Numa audiência por ocasião do Jubileu dos Ciganos, Sinti e Caminanti, Leão XIV pediu aos participantes que se tornem «protagonistas da mudança de época em curso», superando a desconfiança mútua e partilhando a beleza da sua cultura. Criticou as sociedades «avançadas» por terem sistematicamente colocado estas comunidades à margem e instou a que cada diocese desenvolva uma «atenção pastoral adequada» para promover o seu desenvolvimento humano integral, sublinhando que a dignidade do trabalho e da oração deve ser a sua força.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
News Image
CTT responsabiliza transporte aéreo por falhas no serviço com os Açores

O presidente da comissão executiva dos CTT, João Bento, responsabilizou hoje o transporte aéreo entre o continente e os Açores por 25% dos dias do ano estarem “profundamente abaixo da capacidade” contratualizada em termos de expedição de correio. João Bento afirma que, em “25% dos dias do ano não houve a capacidade contratualizada com as […] O conteúdo CTT responsabiliza transporte aéreo por falhas no serviço com os Açores aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
categoryVer categoria completa