
Discurso do Papa Leão XIV sobre a Justiça



Num encontro com mais de 15 mil trabalhadores do setor da justiça, provenientes de cerca de 100 países, por ocasião do Jubileu do ano santo 2025, o Papa Leão XIV proferiu um discurso centrado na necessidade de uma justiça que transcenda a mera aplicação da lei. O pontífice destacou que a “justiça evangélica” deve inspirar a “justiça humana” a “ir mais além”, motivando os seus operadores a lutar contra o “desprezo pela dignidade humana” e a negação de “direitos básicos”.
Leão XIV sublinhou que a justiça não se deve limitar a “sancionar o mal”, mas deve também ajudar a repará-lo, com um “olhar profundo para o bem das pessoas e o bem comum”.
Criticou a diferença entre a igualdade formal perante a lei e a igualdade efetiva, afirmando que a primeira, embora indispensável, não elimina as “discriminações crescentes” que resultam na falta de acesso à justiça para muitos.
A justiça, explicou, torna-se concreta quando se alcança a igualdade em dignidade e oportunidades. Abordando o panorama internacional, o Papa lembrou a “realidade de tantos países e povos que têm fome e sede de justiça”, vivendo em condições “injustas e desumanas que se tornam inaceitáveis”. Citando as reflexões de Santo Agostinho, Leão XIV foi categórico ao afirmar que “onde não há justiça, também não pode haver Direito” e que um “Estado onde não há justiça não é Estado”.
Por fim, apelou aos profissionais da área para que exerçam as suas funções com “atenção constante”, “desinteresse radical” e “discernimento assíduo”, colocando-se ao serviço das pessoas e do Estado. Concluiu que “a grandeza da justiça não diminui quando é exercida nas pequenas coisas, mas sempre se destaca quando é aplicada com fidelidade ao direito e ao respeito pela pessoa”.
Artigos
10









Mundo
Ver mais
Cidade de Shenzhen suspende comboios, voos e aulas devido a supertufão Ragasa
A cidade chinesa de Shenzhen vai suspender o tráfego ferroviário e aéreo e encerrar as escolas a partir de hoje, perante a chegada iminente do supertufão Ragasa, que ameaça ser o mais potente do ano no sul da China.

Fabricante de paracetamol mais usado nos EUA rejeita associação a autismo
A empresa farmacêutica Kenvue, fabricante do paracetamol mais usado nos Estados Unidos, Tylenol, rejeitou hoje a associação entre o seu uso por grávidas e o autismo infantil, feita pelo Presidente Donald Trump.

Fraude de 100 milhões de euros: Responsáveis de topo do fisco angolano serão ouvidos em tribunal hoje
O presidente da Administração Geral Tributária e outros altos responsáveis do fisco angolano vão ser ouvidos na qualidade de declarantes na terça-feira, no âmbito do "caso AGT", que envolve uma fraude de 100 milhões de euros.

UE e Indonésia assinam acordo de comércio livre em cerimónia em Bali
A União Europeia (UE) e a Indonésia assinaram hoje um acordo de comércio livre na ilha de Bali, após quase uma década de negociações, num contexto de tensões comerciais globais e busca por novos parceiros estratégicos.