
O Papado de Leão XIV: Continuidade na Inclusão Social



O Papa Leão XIV, anteriormente conhecido como Robert Prevost, tem demonstrado a intenção de prosseguir a linha pastoral do seu antecessor, o Papa Francisco, especialmente no que diz respeito à inclusão social.
Numa audiência com a Obra São Francisco para os Pobres, Leão XIV exortou a uma atitude de acolhimento para combater o "isolamento dramático" na sociedade, destacando a importância de assistir, acolher e promover os necessitados.
Noutro momento, ao presidir à missa de abertura do capítulo geral dos Agostinianos, ordem da qual foi responsável mundial, sublinhou o "valor da unidade" e a necessidade de escuta e humildade.
A posição do novo Papa sobre a comunidade LGBTQ+ foi um dos temas centrais.
Após uma audiência de meia hora no Vaticano, o jesuíta James Martin, um proeminente defensor da inclusão de católicos LGBTQ+, confirmou que Leão XIV partilha o "desejo de acolher todas as pessoas". O Papa terá encorajado Martin a continuar o seu trabalho e reiterado a famosa frase de Francisco de que a Igreja é para "todos, todos, todos".
A audiência, anunciada oficialmente, ocorreu dias antes de uma peregrinação de católicos LGBTQ+ ao Vaticano durante o Ano Santo, um evento que, embora não patrocinado pelo Vaticano, consta do calendário oficial. Apesar desta mensagem de continuidade, a posição de Leão XIV foi inicialmente questionada devido a comentários feitos em 2012, quando, enquanto sacerdote, criticou o "estilo de vida homossexual". No entanto, já em 2023, como cardeal, reconheceu o apelo de Francisco por uma igreja mais inclusiva.
Fontes indicam que, embora a doutrina da Igreja que considera os atos homossexuais "intrinsecamente desordenados" não tenha sido alterada, a abordagem pastoral procura ser mais acolhedora e aberta, seguindo a linha estabelecida por Francisco, que durante o seu papado permitiu a bênção a casais do mesmo sexo.
Artigos
7






Política
Ver mais
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula
O conteúdo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula aparece primeiro em AlbiNotícias.

BUSCAS NA TAP: IRMÃO DE MARCELO NO CENTRO DO FURACÃO
A TAP e o escritório de advogados SRS Legal, do qual Pedro Rebelo de Sousa, irmão do Presidente da República, é fundador e senior partner, foram, esta terça-feira, dia 23, alvos de buscas por parte da Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação levada a cabo pelo Ministério Público, relacionada com o pagamento de uma […] O conteúdo BUSCAS NA TAP: IRMÃO DE MARCELO NO CENTRO DO FURACÃO aparece primeiro em 24 Horas.

CHEGA à frente. O início da rutura com o sistema
O sistema político português está a mudar. Pela primeira vez, uma sondagem nacional, o Barómetro DN/Aximage de setembro, coloca o CHEGA à frente das intenções de voto, não como promessa futura, mas como opção real. Este resultado não é uma anomalia estatística, mas sim um sintoma claro de que a sociedade portuguesa vive um momento […] Publicado originalmente em %NoticiasLX%. Acesse o conteúdo completo: %CHEGA à frente. O início da rutura com o sistema%

18h. Buscas na TAP. Ventura pede responsabilização política
Pedro Nuno Santos está a ser investigado a propósito da indemnização de 500 mil euros paga à ex-administradora da TAP Alexandra Reis. Ainda, Trump condena reconhecimento da Palestina.