
Papa Leão XIV apela à paz na Ucrânia e em Cabo Delgado



O Papa Leão XIV apelou este domingo, 24 de agosto de 2025, a uma oração pela paz, manifestando a sua proximidade com a Ucrânia e o povo de Cabo Delgado, em Moçambique. Após a oração do Angelus no Vaticano, o líder da Igreja Católica recordou que na sexta-feira anterior, 22 de agosto, já se tinha realizado um dia de oração e jejum por todos os que sofrem com a guerra. De forma específica, o Papa uniu-se aos "irmãos e irmãs ucranianos" que, através de uma iniciativa espiritual mundial, pedem a paz para o seu "país martirizado". O apelo coincidiu com a celebração do Dia da Independência da Ucrânia, que comemora a declaração de independência da União Soviética a 24 de agosto de 1991. A celebração ocorre num contexto de difíceis negociações de paz, mediadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
Recentemente, Trump encontrou-se com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, numa cimeira no Alasca, que terminou sem progressos concretos.
O Sumo Pontífice dedicou também palavras à situação em Moçambique, descrevendo o povo de Cabo Delgado como "vítima de uma situação de insegurança e violência que continua a provocar mortes horríveis".
O Papa Leão XIV exortou os fiéis a não esquecerem "estes nossos irmãos e irmãs", pedindo orações por eles.
Expressou ainda a esperança de que os esforços dos líderes moçambicanos consigam restaurar a segurança e a paz naquele território.
As declarações do Papa foram citadas pela agência Europa Press.
Artigos
6





Mundo
Ver mais
Cão torna-se atração turística em Santiago de Compostela. Veja porquê
Animal coloca-se à varanda de casa e interage com quem passa na rua. Os turistas acham graça e o animal vai-se mantendo animado durante todo o dia.

"Não há motivo nenhum para confiar na Federação Russa, menos ainda em Putin"
Helena Ferro Gouveia diz que a Rússia "acha que tem de ser ela própria a garantir a segurança da Ucrânia", pelo que dificulta qualquer discussão entre os dois territórios

Feira Internacional de Maputo arranca hoje com 3.150 expositores
Um total de 3.150 expositores moçambicanos e internacionais são esperados a partir de hoje na 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a maior exposição de bens e serviços de Moçambique, que vai decorrer até 31 de agosto.

Ataque israelita mata mais quatro jornalistas em Gaza
Um novo ataque israelita vitimou mais quatro jornalistas em Gaza, na manhã desta segunda-feira. O “ataque duplo” ao hospital Nasser, o principal hospital do sul de Gaza, matou, pelo menos, 14 pessoas, segundo a Al Jazeera. “O primeiro ataque teve como alvo o quarto andar do complexo médico Nasser, seguido de um segundo ataque, quando […]