menulogo
Notícias Agora
user
Close

Papa Leão XIV apela à paz na Ucrânia e em Cabo Delgado

O Papa Leão XIV apelou à paz e expressou a sua solidariedade para com a Ucrânia e a população de Cabo Delgado, em Moçambique, duas regiões assoladas pela guerra e pela violência.
News ImageNews ImageNews Image

O Papa Leão XIV apelou este domingo, 24 de agosto de 2025, a uma oração pela paz, manifestando a sua proximidade com a Ucrânia e o povo de Cabo Delgado, em Moçambique. Após a oração do Angelus no Vaticano, o líder da Igreja Católica recordou que na sexta-feira anterior, 22 de agosto, já se tinha realizado um dia de oração e jejum por todos os que sofrem com a guerra. De forma específica, o Papa uniu-se aos "irmãos e irmãs ucranianos" que, através de uma iniciativa espiritual mundial, pedem a paz para o seu "país martirizado". O apelo coincidiu com a celebração do Dia da Independência da Ucrânia, que comemora a declaração de independência da União Soviética a 24 de agosto de 1991. A celebração ocorre num contexto de difíceis negociações de paz, mediadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Recentemente, Trump encontrou-se com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, numa cimeira no Alasca, que terminou sem progressos concretos.

O Sumo Pontífice dedicou também palavras à situação em Moçambique, descrevendo o povo de Cabo Delgado como "vítima de uma situação de insegurança e violência que continua a provocar mortes horríveis".

O Papa Leão XIV exortou os fiéis a não esquecerem "estes nossos irmãos e irmãs", pedindo orações por eles.

Expressou ainda a esperança de que os esforços dos líderes moçambicanos consigam restaurar a segurança e a paz naquele território.

As declarações do Papa foram citadas pela agência Europa Press.

Artigos

6
categoryVer categoria completa