Papa Leão XIV envia três camiões de ajuda humanitária para a Ucrânia



Por ocasião da Festa da Sagrada Família de Nazaré, celebrada a 28 de dezembro, o Papa Leão XIV enviou três camiões de ajuda humanitária para as regiões da Ucrânia mais afetadas pelos bombardeamentos.
A ajuda destina-se a apoiar as famílias que sofrem com a falta de eletricidade, água e aquecimento devido ao conflito em curso.
O cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, explicou aos meios de comunicação do Vaticano que, embora seja um "pequeno gesto" e um "pequeno carinho" do Papa, representa um "alívio vital" para a população ucraniana.
Segundo o cardeal, esta ação demonstra que o Papa Leão XIV "não apenas reza pela paz, mas também deseja estar presente com as famílias que sofrem".
O gesto simboliza, continuou, "como Deus, nascido na família, sempre quer estar onde a humanidade está em perigo, sofre, foge e é vítima de rejeição e abandono".
Os três camiões, carregados com ajuda humanitária doada pela empresa coreana Samyang Foods, chegaram ao Vaticano antes da véspera de Natal.
A partir daí, a ajuda foi reencaminhada para as zonas de guerra mais necessitadas na Ucrânia. Para além deste envio, foi também mencionada ajuda financeira destinada a outras áreas do mundo para apoiar famílias que, como a de Jesus, "seguem o caminho doloroso do exílio em busca de refúgio".












