menulogo
Notícias Agora
user
Close

Papa Leão XIV faz hoje 70 anos

O Papa Leão XIV celebrou este domingo o seu 70º aniversário, o primeiro como líder da Igreja Católica, numa jornada marcada por agradecimentos aos fiéis e mensagens de felicitações de todo o mundo.
News ImageNews ImageNews Image

O Papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, comemorou 70 anos de vida no dia 14 de setembro de 2025.

A data assinalou o seu primeiro aniversário enquanto pontífice, tendo sido eleito a 8 de maio do mesmo ano. Durante a oração dominical do Angelus, a partir da janela do Palácio Apostólico, o Papa agradeceu as felicitações e orações de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, que exibiam faixas e cartazes com mensagens de aniversário. Natural de Chicago, Estados Unidos, Leão XIV é o Papa mais jovem do século XXI e o mais jovem em mais de 30 anos, desde João Paulo II.

Além da nacionalidade norte-americana, possui também nacionalidade peruana, devido aos anos que passou no Peru como bispo.

Uma grande comunidade peruana marcou presença na celebração, exibindo uma bandeira do país.

Numa reflexão sobre o seu percurso, o pontífice confessou ainda ter "muito para aprender".

O Papa recebeu mensagens de felicitações de várias partes do mundo, incluindo de crianças, que expressaram desejos de paz, e do presidente italiano, Sergio Mattarella. O chefe de Estado italiano reconheceu o "energético apelo" do Papa por uma "paz desarmada" desde o início do seu pontificado.

Antes de ser eleito como o 267.º sucessor de São Pedro e o primeiro pontífice agostiniano da história, Robert Francis Prevost teve um longo percurso na Igreja.

Foi missionário e arcebispo no Peru, superior geral da Ordem de Santo Agostinho e, mais recentemente, prefeito do Dicastério para os Bispos no Vaticano. Os primeiros meses do seu pontificado têm sido marcados por apelos à paz, esforços diplomáticos para a resolução de conflitos e a denúncia de crises humanitárias.

Artigos

10