menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Primeira Viagem Apostólica do Papa Leão XIV à Turquia e ao Líbano

O Papa Leão XIV realizará a sua primeira viagem internacional à Turquia e ao Líbano, entre 27 de novembro e 2 de dezembro, para assinalar os 1700 anos do Primeiro Concílio de Niceia e concretizar um desejo do seu antecessor.
News ImageNews ImageNews Image

O Vaticano anunciou a primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV, que decorrerá de 27 de novembro a 2 de dezembro, com destino à Turquia e ao Líbano. A visita responde a convites formais dos chefes de Estado e das autoridades eclesiásticas de ambos os países.

O programa detalhado da viagem, segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, será divulgado oportunamente. A primeira etapa da viagem será uma peregrinação à Turquia, de 27 a 30 de novembro. O ponto central desta visita é a deslocação a Iznik, a antiga cidade de Niceia, para assinalar o 1700.º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia. Este concílio, convocado pelo imperador Constantino I em 325, foi o primeiro concílio ecuménico da história do cristianismo.

Leão XIV expressou o desejo de que a celebração em Niceia seja uma "ocasião ecuménica", com a participação de líderes de diversas comunidades cristãs. O Papa sublinhou que Niceia representa um momento de fé comum antes das divisões posteriores e que a procura da unidade dos cristãos "deve ser um dos objetivos da Igreja hoje".

Mencionou também os desafios no diálogo com os ortodoxos russos, cuja separação se acentuou devido à guerra.

Após a visita à Turquia, o Santo Padre deslocar-se-á ao Líbano, onde permanecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro.

Esta viagem apostólica concretiza os desejos do Papa Francisco, antecessor de Leão XIV.

Francisco tinha programado uma visita a Iznik para maio, mas faleceu em abril.

A viagem ao Líbano era também um dos seus anseios, continuamente adiado devido à instabilidade política no país.

As últimas visitas papais a estes países foram realizadas por Francisco à Turquia em 2014, e por Bento XVI ao Líbano em 2012.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
News Image
Uma mulher, de 72 anos, foi detida pela Polícia Judiciária, suspeita de nove inc

Uma mulher, de 72 anos, foi detida pela Polícia Judiciária, suspeita de nove incêndios florestais ocorridos na periferia do concelho da Guarda, numa zona conhecida por Outeiro de São Miguel, durante os meses de julho e agosto. A idosa “terá ateado os incêndios por motivos fúteis, com recurso a chama direta, em acumulações de combustíveis […] O conteúdo Uma mulher, de 72 anos, foi detida pela Polícia Judiciária, suspeita de nove inc aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Source LogoBeira Baixa TV
categoryVer categoria completa