menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Andrés Carrascosa Coso: O Percurso do Novo Núncio Apostólico Nomeado para Portugal

O Papa Leão XIV nomeou o arcebispo espanhol D. Andrés Carrascosa Coso, um diplomata com vasta experiência internacional, como o novo núncio apostólico em Portugal, uma decisão acolhida com satisfação pela hierarquia da Igreja Católica no país.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Santa Sé anunciou a 11 de dezembro de 2025 a nomeação de D. Andrés Carrascosa Coso, arcebispo espanhol de 69 anos, como o novo núncio apostólico em Portugal.

O diplomata, que se encontrava em funções no Equador desde 2017, sucede a D. Ivo Scapolo, cuja renúncia foi aceite pelo Papa Leão XIV em maio.

A nomeação foi recebida com agrado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), cujo presidente, D. José Ornelas, saudou a chegada do novo representante, sublinhando a sua vasta experiência como uma mais-valia para a relação entre a Igreja em Portugal e a Santa Sé.

Nascido em Cuenca, Espanha, a 16 de dezembro de 1955, e ordenado sacerdote em 1980, D. Andrés Carrascosa Coso tem uma longa carreira ao serviço da diplomacia pontifícia, iniciada após a sua formação em Teologia Bíblica.

O seu percurso inclui passagens por diversas nunciaturas e missões diplomáticas, como em Monróvia (abrangendo Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri e Gâmbia), Copenhaga (representando a Santa Sé junto dos países nórdicos), Brasil e Canadá.

Trabalhou ainda na Secretaria de Estado do Vaticano e na Missão da Santa Sé junto das Nações Unidas em Genebra.

Antes do Equador, foi núncio na República do Congo, no Gabão e no Panamá, nomeado sucessivamente pelos papas João Paulo II e Bento XVI.

Poliglota, falando português, inglês, francês, italiano e alemão, além do seu espanhol nativo, D. Andrés Carrascosa Coso é também autor de um livro.

Em 2008, foi condecorado pelo governo espanhol com a Ordem de Isabel, a Católica, pela sua proximidade aos missionários. A sua nomeação para Lisboa foi igualmente saudada pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

Numa carta enviada a D. José Ornelas, o novo núncio manifestou a sua admiração por Portugal e a vontade de visitar todas as dioceses e paróquias, pedindo orações pelo seu novo ministério. Por sua vez, a Conferência Episcopal Equatoriana publicou uma nota de agradecimento pelo serviço prestado naquele país.

Artigos

10
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones