menulogo
Notícias Agora
user
Close

Papa pede aos jovens para "não desperdiçarem a vida"

O Papa Leão XIV presidiu à sua primeira cerimónia de canonização na Cidade do Vaticano, apresentando os jovens Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis como modelos para a atualidade e exortando os jovens a "não desperdiçarem a vida".
News ImageNews ImageNews Image

Na sua primeira cerimónia de canonização, realizada na Praça de São Pedro perante dezenas de milhares de fiéis, o Papa Leão XIV declarou santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis.

Na homilia, o pontífice dirigiu-se especialmente aos jovens, pedindo-lhes que não desperdicem a vida, mas que a orientem "para o alto" e façam dela "uma obra-prima", seguindo o exemplo dos dois novos santos.

A celebração contou com a presença de várias individualidades, incluindo o Presidente italiano, Sergio Mattarella, e delegações oficiais de Itália, Reino Unido, Polónia e da Ordem de Malta.

O Papa destacou que tanto Frassati como Acutis cultivaram o amor a Deus e ao próximo através de meios simples e acessíveis a todos, como a missa diária, a oração e a adoração eucarística.

Leão XIV sublinhou a dedicação de ambos aos pobres e a sua devoção à Virgem Maria, afirmando que, mesmo quando a doença os atingiu, "nem mesmo isso os impediu de amar, de se oferecerem a Deus".

O lema partilhado por ambos, segundo o Papa, era: "Não eu, mas Deus".

Carlo Acutis, nascido em 1991 e falecido em 2006 aos 15 anos devido a uma leucemia fulminante, é o primeiro santo 'millennial' e já é considerado o padroeiro da Internet.

Era um jovem apaixonado por tecnologia, desporto e animais, com quem muitos jovens católicos se identificam.

A sua família esteve presente na cerimónia, tendo a sua mãe levado ao altar um relicário com um fragmento do coração do filho.

Pier Giorgio Frassati, nascido em 1901, faleceu aos 24 anos, em 1925, vítima de poliomielite.

Oriundo de uma família da alta burguesia de Turim, cujo pai foi o fundador do jornal 'La Stampa', dedicou a sua vida a ajudar os mais necessitados, participando ativamente em várias associações eclesiais e dando o seu contributo na vida política e social.

Artigos

9

Atualidade

Ver mais
News Image

Nova época de nomeação de tempestades

A época 2025/2026 de tempestades extratropicais na Europa começou oficialmente no passado dia 1 de Setembro. A informação foi divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a 5 de Setembro, assinalando também a publicação da lista de nomes que serão atribuídos às tempestades que venham a afectar o grupo sudoeste europeu, no qual Portugal está incluído. Conteúdo Reservado Nomear tempestades: porquê e para quê? A prática de nomear tempestades extratropicais é relativamente recente

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa