menulogo
Notícias Agora
user
Close

Papa "profundamente triste" com tiroteio em igreja de Minneapolis

O Papa Leão XIV manifestou a sua "profunda tristeza" após um tiroteio mortal numa igreja católica em Minneapolis, nos Estados Unidos, que vitimou duas crianças e feriu várias outras pessoas.
News ImageNews ImageNews Image

Um ataque armado numa igreja em Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota, resultou na morte de duas crianças, de 8 e 10 anos, e causou 17 feridos, dos quais 14 são crianças. Duas das crianças feridas encontravam-se em estado crítico.

O tiroteio ocorreu na igreja anexa à escola católica Annunciation, durante uma missa que assinalava o início do ano letivo.

O Papa Leão XIV declarou-se "profundamente triste" com o sucedido.

Num telegrama em inglês divulgado pelo Vaticano e assinado pelo cardeal Pietro Parolin, o pontífice expressou as suas "sinceras condolências" e garantiu a sua "proximidade espiritual a todos os que foram afetados por esta horrível tragédia, especialmente às famílias que agora choram a perda de uma criança".

O chefe da Igreja Católica acrescentou que reza pelos feridos, bem como pelos socorristas, profissionais de saúde e clérigos que prestam auxílio às vítimas e aos seus familiares.

Os artigos referem que os Estados Unidos têm a maior taxa de mortalidade por ataques armados entre os países desenvolvidos, existindo mais armas de fogo em circulação do que pessoas. Os massacres são descritos como um flagelo recorrente que os sucessivos governos não conseguiram erradicar.

Segundo a organização não-governamental Gun Violence Archive, ocorreram pelo menos 287 assassínios em massa nos EUA este ano, definidos como incidentes com um mínimo de quatro mortos ou feridos. Em 2024, sem contar com os suicídios, pelo menos 16.700 pessoas foram mortas por armas de fogo.

É ainda recordado o massacre de 2022 numa escola primária em Uvalde, Texas, onde um jovem de 18 anos matou 19 alunos e dois professores.

Artigos

5
categoryVer categoria completa