
Obstáculos à Imigração: Residências Canceladas e Vistos Negados



A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) cancelou a autorização de residência a 72 imigrantes, notificando-os para abandonarem Portugal em 20 dias.
A decisão baseia-se no alegado uso de atestados de residência falsos, fornecidos por uma empresa investigada por auxílio à imigração ilegal.
Um dos afetados é M. K., um cidadão paquistanês a residir em Lisboa com a mulher e dois filhos, que trabalha e desconta para a Segurança Social desde 2019.
A AIMA dispensou a audiência prévia dos visados, alegando urgência, mas a família de M. K. tem permissão para ficar no país.
O advogado de M. K. afirma que o seu cliente desconhecia qualquer irregularidade e está a impugnar a decisão, embora o recurso não suspenda o prazo de expulsão.
Os imigrantes afetados são originários de países como a Índia, Nepal, Paquistão, Bangladesh, Filipinas, Egito e Marrocos.
Paralelamente, a Embaixada de Portugal em Islamabad está a recusar vistos de reagrupamento familiar já aprovados pela AIMA, criando um conflito de competências. A missão diplomática reavalia critérios como meios de subsistência, mesmo quando validados pela agência.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros justifica a prática com o "elevado risco migratório" e a fraude documental na região, mas os advogados defendem que o papel da embaixada deveria ser apenas executório.
São reportados casos como o de Saddique, cujo pedido foi negado por meios de subsistência insuficientes apesar de ter um rendimento superior ao exigido por lei. É ainda denunciada a cobrança de uma taxa de 75 euros para recursos, que a lei isenta em casos de reagrupamento familiar, uma prática sobre a qual o MNE não se pronunciou.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Província de Guangdong em alerta face ao supertufão mais poderoso de 2025
As autoridades da província chinesa de Guangdong elevaram hoje para o nível máximo a resposta de emergência face ao supertufão Ragasa, considerado pelo Centro Meteorológico Nacional o mais poderoso do planeta em 2025.

Cientistas descobrem tecnologia que gera raio X com imagens coloridas
Uma equipa de cientistas dos Estados unidos (EUA) desenvolveu uma tecnologia capaz de melhorar as imagens dos testes de raio X tornando-as coloridas, noticiou na segunda-feira a Europa Press.

DGS apela para vacinação contra a gripe de crianças entre seis e 23 meses
O subdiretor-geral da Saúde apelou hoje aos pais para que vacinem contra a gripe os seus bebés e crianças entre os seis meses e os dois anos, para prevenir casos graves da doença e evitar internamentos.

Mais de 40 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio
Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro continuam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).