Marcelo Antecipa Excedente Orçamental e Elogia Empresas, mas Alerta para Desafios Futuros



Falando em Leiria, à margem do 15.º Encontro PME Inovação, Marcelo Rebelo de Sousa antecipou que as contas públicas de Portugal registarão um 'superavit' superior a 0,1% este ano.
O chefe de Estado considerou esta meta alcançável, bastando “olhar para a economia portuguesa” e para a gestão financeira do Estado.
Apesar do otimismo para o presente ano, o Presidente alertou que o próximo ano, 2026, será “mais complicado”, particularmente “em termos da dívida pública relacionada com os fundos estruturais”.
Salientou que a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030 tem um peso significativo no crescimento económico e que é necessário acelerar a sua implementação, o que implica mudanças na administração e na contratação pública.
O Presidente atribuiu um “grande mérito” pela atual situação económica ao setor empresarial, com especial destaque para o “enorme mérito do universo das PME”.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a resiliência demonstrada pelo tecido económico desde a pandemia de covid-19 explica indicadores como a firmeza das exportações, a situação de pleno emprego e o facto de Portugal ser visto como um destino de investimento atrativo. Esta capacidade de resistência das empresas, empresários e trabalhadores foi a “grande lição” do período recente, embora tenha alertado que o país “precisa de mudar mais”.
Numa análise ao contexto internacional, o chefe de Estado descreveu o cenário mundial como “indefinido” e a situação da Europa como “difícil”, apontando para a recuperação lenta de economias poderosas e para o atraso tecnológico europeu em relação aos Estados Unidos e à Ásia.
Neste contexto, elogiou o “consenso que não tinha havido nunca em Portugal sobre o equilíbrio das contas públicas”, comparando a atual preocupação nacional com a disciplina orçamental à dos alemães.
O evento onde discursou, promovido pela COTEC Portugal, atribuiu o Prémio PME Inovação COTEC-BPI à empresa i-charging, do Porto.












