menulogo
Notícias Agora
user
Close

João Tilly vai responder sobre suspeitas de irregularidades no financiamento do Chega

O Parlamento português aprovou por unanimidade o levantamento da imunidade parlamentar do deputado do Chega, João Tilly, permitindo que seja investigado por suspeitas de irregularidades no financiamento do partido.
News ImageNews ImageNews Image

A Assembleia da República aprovou de forma unânime o levantamento da imunidade parlamentar do deputado João Tilly, eleito pelo círculo de Viseu pelo partido Chega. A decisão permite que o deputado responda em tribunal num processo judicial relacionado com suspeitas de financiamento ilegal do partido.

O processo de levantamento da imunidade foi aprovado inicialmente na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados e, posteriormente, ratificado pela Comissão Permanente da Assembleia da República.

Esta última é o órgão que se encontra em funções durante o período de férias parlamentares, garantindo o funcionamento do parlamento.

Segundo fontes ligadas ao processo, o objetivo do levantamento da imunidade é permitir que João Tilly seja constituído arguido e interrogado no âmbito de uma investigação.

A suspeita recai sobre um crime de participação na atribuição e obtenção de financiamento proibido. Em causa está uma alegada angariação de fundos para o Chega, que terá sido promovida pelo próprio deputado através de um vídeo publicado na plataforma Youtube. No referido vídeo, Tilly terá disponibilizado uma conta bancária pertencente à sua filha para a receção dos donativos.

Artigos

15

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa