menulogo
Notícias Agora
user
Close

Aprovação de Novas Medidas Fiscais no Parlamento

O Parlamento português aprovou na generalidade um conjunto de propostas de lei do Governo que alteram o panorama fiscal para as empresas, incluindo a criação de um regime de grupos de IVA e a redução progressiva do IRC.
News ImageNews ImageNews Image

O Parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que estabelece um novo regime de grupos de IVA. Esta medida destina-se a grupos económicos com fortes vínculos financeiros, económicos e organizacionais, permitindo-lhes consolidar os saldos de IVA a pagar ou a recuperar junto do Estado.

A consolidação será feita através de uma declaração única confirmada pela empresa-mãe, embora cada empresa do grupo continue a submeter as suas declarações periódicas individuais, sem que isso afete o funcionamento normal das suas atividades em sede de IVA.

A proposta foi viabilizada com os votos a favor de PSD, CDS-PP, Chega e IL, a abstenção de PS, Livre, PAN e JPP, e o voto contra do PCP.

O BE não participou na votação.

No mesmo dia, foi também aprovada a proposta do executivo para uma redução progressiva da taxa geral de IRC.

A taxa, atualmente em 20%, baixará para 19% no próximo ano, 18% em 2027 e atingirá os 17% em 2028.

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, descreveu a medida como uma "escolha estratégica" para fomentar o crescimento e a "coesão social".

A iniciativa contempla ainda a redução da taxa de IRC para 15% sobre os primeiros 50.000 euros de matéria coletável das PME a partir de 2026.

Esta proposta teve os votos contra do PS, Livre e PCP.

Outra alteração fiscal aprovada diz respeito ao incentivo em IRC à valorização salarial.

O Parlamento removeu a obrigatoriedade de as empresas reduzirem o "leque salarial", ou seja, a desigualdade entre os salários mais altos e os mais baixos, para poderem deduzir os custos com aumentos salariais.

Segundo o Governo, esta alteração cumpre um compromisso assumido na Concertação Social.

Adicionalmente, foi aprovada uma autorização para o executivo alterar o Código de Impostos Especiais de Consumo, com o objetivo de transpor novas regras europeias.

Artigos

6

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa