
Parlamento chama Mário Centeno sobre nova sede do Banco de Portugal



A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública aprovou, por unanimidade, dois requerimentos apresentados pelo grupo parlamentar do CDS-PP relativos à nova sede do Banco de Portugal (BdP).
O primeiro solicita uma audição urgente ao ainda governador, Mário Centeno, enquanto o segundo pede que o banco central disponibilize toda a documentação referente ao projeto.
Estes requerimentos, apresentados em julho, viram a sua votação adiada devido à interrupção dos trabalhos parlamentares durante o mês de agosto.
O líder parlamentar do CDS-PP, Paulo Núncio, justificou a urgência da audição com o facto de a decisão ter sido tomada perto do final do mandato de Mário Centeno, vinculando a instituição a um projeto de elevado valor.
O partido defende que os esclarecimentos devem ser prestados o mais rapidamente possível.
Em causa está o contrato assinado em maio entre o Banco de Portugal e a Fidelidade para a aquisição de um edifício nos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos, Lisboa, pelo valor de 191,99 milhões de euros. A concretização final da transação está prevista para o final de 2027.
No entanto, notícias publicadas em julho pelo jornal 'Observador' indicam que o custo total poderá ascender a 235 milhões de euros, uma vez que o valor inicial se refere apenas a obras estruturais.
A mesma publicação mencionou a existência de alertas por parte de consultores do BdP sobre questões de licenciamento e a eventual necessidade de uma avaliação de impacto ambiental para a construção do parque de estacionamento. Em resposta, o Banco de Portugal afirmou estar a cumprir todas as normas legais no processo de compra do imóvel.
Artigos
8







Política
Ver mais
Câmara de Lisboa aprova renda acessível para jovens nos bairros históricos
A Câmara de Lisboa aprovou hoje um concurso extraordinário do Programa de Renda Acessível (PRA) para jovens até 35 anos, disponibilizando "cerca de 100 apartamentos" nos bairros históricos, e um outro para população de rendimentos baixos, com 31 casas.

OE2026? PCP opõe-se a documento que "agrava situação do país"
O PCP comunicou hoje ao Governo PSD/CDS-PP a sua oposição às opções da proposta de Orçamento do Estado para 2026, considerando que as medidas do documento "agravam a situação do país".

Marcelo faz visita oficial à Alemanha entre quinta-feira e sábado
O Presidente da República faz entre quinta-feira e sábado uma visita oficial à Alemanha, que contará com um encontro com o seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier, e uma visita ao festival Bürgerfest, em que Portugal é o país convidado.

"A Superior Gestão do sr. Escária"
Alberto Gonçalves comenta a nomeação de Vítor Escária como diretor do Instituto Superior de Gestão.