
Parlamento interrompe trabalhos na semana anterior às eleições autárquicas



O parlamento português suspenderá os seus trabalhos entre os dias 6 e 10 de outubro, na última semana de campanha para as eleições autárquicas agendadas para 12 de outubro.
O anúncio foi feito pelo porta-voz da conferência de líderes, o social-democrata Francisco Figueira, que justificou a interrupção como uma medida que “permitirá a participação dos deputados na campanha autárquica, como é aliás tradição e habitual em legislaturas anteriores”.
Apesar desta pausa, foi assegurado que a data legalmente imposta para a entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2026 não sofrerá alterações. O Governo deverá entregar o documento na Assembleia da República no dia 10 de outubro, e o parlamento estará a funcionar para cumprir este propósito. Francisco Figueira frisou que este ponto não foi sequer objeto de debate na conferência de líderes.
Foram ainda anunciadas outras decisões relevantes para a agenda parlamentar.
O primeiro debate quinzenal com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, após as férias de verão, está agendado para o próximo dia 24 de setembro. Adicionalmente, foi marcada para o dia 26 de setembro a eleição de membros para órgãos externos, nomeadamente para os cargos de Provedor de Justiça e de alguns juízes para o Tribunal Constitucional. Foi referido que, desde o início da atual legislatura, ainda não tinha sido realizada qualquer tentativa de eleição para estes órgãos, nem para o Conselho de Estado.
Artigos
11










Política
Ver mais
Mobilidade é prioridade transversal aos 10 candidatos em Braga
Os 10 candidatos à presidência da Câmara de Braga apontaram hoje a mobilidade como um dos principais problemas do concelho, mas a solução BRT (metrobus) foi rejeitada ou criticada por praticamente todos, sendo apenas defendida pelo líder da coligação PSD/CDS/PPM.

Sérgio Lopes promete “Fazer Mais por Tramagal” com propostas para o futuro da freguesia (c/áudio)
“Amizade, paixão, determinação, companheirismo, respeito, rigor, compromisso e proximidade” — são os valores que Sérgio Lopes, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Junta de Freguesia de Tramagal, assume como guia da sua candidatura. Com o lema “Fazer Mais por Tramagal”, Sérgio Lopes defendeu, na apresentação pública da sua equipa e do seu projeto, […] O conteúdo Sérgio Lopes promete “Fazer Mais por Tramagal” com propostas para o futuro da freguesia (c/áudio) aparece primeiro em Médio Tejo.

Catarina Martins: "Esta é uma candidatura pessoal"
A eurodeputada do Bloco de Esquerda e agora candidata à Presidência da República esteve no NOW e afirmou ter "muito orgulho" no partido que sempre representou. Apesar disso, diz que esta é uma candidatura "pessoal".

10 propostas em 10 minutos: o que cada candidato mais defende para Coimbra
O Campeão das Províncias desafiou os candidatos à Câmara Municipal de Coimbra a sintetizar, no espaço de dez minutos, as medidas que consideram decisivas para o futuro do concelho. O resultado é o podcast “10 Propostas em 10 Minutos”, concebido para dar voz, em igualdade de condições, a todos os cabeça-de-lista. Das políticas sociais à […]