menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Purga na Elite Chinesa: Campanha Anticorrupção de Xi Jinping Atinge Setor Financeiro

O Partido Comunista Chinês expulsou dois altos funcionários dos setores de planeamento económico e regulação financeira, no mais recente desenvolvimento da campanha anticorrupção liderada por Xi Jinping.
News ImageNews ImageNews Image

O Partido Comunista Chinês (PCC) anunciou a expulsão de dois altos representantes por “graves violações da disciplina do Partido e da lei”. A decisão, comunicada pela Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCDI) e pela Comissão Nacional de Supervisão, visa Xu Xianping, ex-vice-ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), e Wang Jianjun, ex-vice-presidente da Comissão Reguladora do Mercado de Valores (CSRC). Ambos foram acusados de transformar o poder público numa “ferramenta para benefício pessoal” através de redes de troca de favores e dinheiro. Xu Xianping, de 70 anos e ex-vice-ministro do principal órgão de planeamento económico do país, foi acusado de aceitar subornos, oferecer promoções em troca de favores e receber presentes, serviços de decoração e viagens pagas por entidades sob a sua supervisão. Segundo a CCDI, Xu “perdeu os seus ideais” e “violou os princípios de integridade política e administrativa”. Wang Jianjun, de 57 anos, foi acusado de aceitar “grandes somas de dinheiro e objetos de valor” e de interferir indevidamente em processos de cotação e financiamento de empresas para favorecer familiares. Adicionalmente, é acusado de participar em banquetes que poderiam comprometer a sua imparcialidade e de resistir às investigações internas. Wang, que dirigiu a Bolsa de Valores de Shenzhen antes de se tornar vice-presidente do regulador em 2021, foi demitido em maio, um mês após o início da investigação disciplinar.

Como consequência, ambos os funcionários foram destituídos de todos os cargos públicos, expulsos do partido e os seus ganhos ilícitos serão confiscados. Os casos foram remetidos ao Ministério Público para um eventual processo criminal.

Estas expulsões inserem-se na vasta campanha anticorrupção iniciada pelo Presidente Xi Jinping em 2012, que nos últimos meses se intensificou em setores como o financeiro, tabaco, energético, desportivo e farmacêutico.

Apenas no último ano, dezenas de altos funcionários foram investigados, incluindo Yi Huiman, presidente do regulador da bolsa entre 2019 e 2024.

A ação no sistema financeiro ocorre num momento em que Xi Jinping pretende transformar a China numa “superpotência financeira”.

Artigos

5
categoryVer categoria completa