menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Partido Democrata acusa Trump e Rubio de procurarem guerra com a Venezuela

O Partido Democrata acusou o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o secretário de Estado, Marco Rubio, de procurarem ativamente um conflito armado e uma "mudança de regime" na Venezuela, manifestando oposição a uma ação militar unilateral.
News ImageNews ImageNews Image

Os democratas do comité de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA declararam, através da rede social X, que Donald Trump e Marco Rubio estão a pressionar por uma "mudança de regime" na Venezuela.

Na sua declaração, sublinharam que "o povo norte-americano não quer outra guerra" e que a Constituição não permite que um presidente inicie um conflito de forma "ilegal ou unilateralmente".

Esta acusação surge num contexto de crescente tensão entre os dois países.

A administração Trump ordenou o cancelamento dos contactos diplomáticos com o governo de Nicolás Maduro, que até então eram conduzidos pelo enviado especial Richard Grenell.

Esta medida foi vista como um passo para uma possível escalada militar.

Além disso, os EUA iniciaram um destacamento militar em grande escala nas Caraíbas, junto à costa venezuelana, sob o pretexto de combater o narcotráfico.

Durante esta operação, as forças norte-americanas destruíram vários alegados barcos de droga, resultando na morte de cerca de 20 pessoas. Trump justificou a ação afirmando que o país se encontra num "conflito armado" contra os cartéis de droga. O governo norte-americano acusa o presidente venezuelano de liderar o "Cartel dos Sois", um grupo de tráfico de droga, e anunciou em setembro uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levem à sua captura.

Em resposta, Nicolás Maduro criticou a presença militar dos EUA como uma ameaça e uma potencial preparação para um ataque, negando qualquer envolvimento com o narcotráfico.

Como medida de precaução, Maduro apelou à população para que se alistasse na milícia, anunciou um plano de defesa e ordenou o envio de 25.000 membros das forças armadas para as fronteiras do país.

Artigos

4
News Image
“ É fundamental e é urgente termos uma política adequada que promova o acolhimento, integração e inclusão das pessoas que vêm viver para os Açores”, afirma Leoter Viegas

Com as alterações feitas à lei de imigração, a entrada de pessoas em Portugal, e consequentemente nos Açores, ficará mais dificultada. Pelo menos é essa a opinião de Leoter Viegas, presidente da AIPA, que revelou, ao Correio dos Açores, quais são as implicações que as alterações terão, como poderão influenciar a entrada de mão-de-obra nos […]

Source LogoCorreio dos Açores
News Image
Comitiva do SRPCBA e IVAR/CIVISA participa no intercâmbio para peritos da Protecção Civil em Itália

No âmbito do programa de intercâmbio de peritos em Protecção Civil (Programme of Exchange of Experts of Civil Protection), promovido pela União Europeia, uma comitiva composta por quatro especialistas do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e pela investigadora Rita Carmo do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos […]

Source LogoCorreio dos Açores
News Image
Cessar fogo em Gaza. Trump anuncia assinatura da primeira fase do plano de paz

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na noite de quarta-feira, 8 de outubro, que Israel e o Hamas concordaram com a primeira fase do plano de paz proposto pelos Estados Unidos para a Faixa de Gaza. O acordo inclui um cessar-fogo imediato, a libertação de todos os reféns e a retirada das tropas israelitas de [...] O conteúdo Cessar fogo em Gaza. Trump anuncia assinatura da primeira fase do plano de paz aparece primeiro em Notícias Maia.

Source LogoNotícias Maia
categoryVer categoria completa