menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Universidade de Aveiro Patenteia Dispositivo Inovador para Tratamento de Água Doméstica

Uma equipa de investigação da Universidade de Aveiro obteve uma patente nacional para um dispositivo revolucionário de tratamento de água, que promete garantir a sua pureza diretamente na torneira do consumidor.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Universidade de Aveiro (UA) anunciou a concessão de uma patente nacional para um inovador dispositivo e processo de tratamento eletrolítico de águas destinadas ao consumo doméstico. Desenvolvida por uma equipa do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC), a tecnologia visa assegurar a qualidade da água ao longo de toda a rede de distribuição, resolvendo o problema da contaminação que pode ocorrer antes de esta chegar às residências. A solução tecnológica baseia-se num sistema com uma configuração interna de circulação de água descrita como única. Esta característica, aliada ao uso de elétrodos cerâmicos revestidos com um filme fino de diamante dopado com boro, confere ao dispositivo uma elevada multifuncionalidade. Através de um processo de eletroxidação amplificado, o aparelho consegue eliminar de forma sustentável e eficiente poluentes inorgânicos, orgânicos e microrganismos potencialmente nocivos à saúde. Entre as suas principais vantagens, o dispositivo destaca-se não só pela purificação, mas também pela capacidade de reduzir a dureza da água e por possuir uma função de autolimpeza eficiente, o que minimiza a necessidade de manutenção.

Adicionalmente, o sistema opera em condições ambientais normais, ou seja, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, e utiliza baixos valores de tensão elétrica, o que o torna uma solução potencialmente mais económica e segura para o utilizador final.

A equipa de inventores é composta por Violeta Girão, Filipe Oliveira, Miguel Neto, Rui Silva e o ex-estudante de mestrado José Soares.

O processo de proteção e registo da patente foi conduzido pela UACOOPERA, a unidade da universidade dedicada à valorização do conhecimento. Este trabalho foi realizado no âmbito do projeto SGH – Smart Green Homes, uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Bosch Termotecnologia SA e a Universidade de Aveiro.

Artigos

7
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones