Prata em Tóquio Coroa Época de Destaque para Patrícia Sampaio



A judoca portuguesa Patrícia Sampaio conquistou a medalha de prata na categoria de -78 kg do Grand Slam de Tóquio, após ser derrotada na final pela japonesa Kurena Ikeda. Sampaio, de 26 anos e primeira cabeça de série da competição, não conseguiu confirmar o seu estatuto de segunda classificada do ranking mundial perante Ikeda, sétima na hierarquia, que venceu o combate por 'ippon'.
Um dos artigos refere que a atleta lusa esteve em vantagem durante o confronto decisivo.
O seu percurso até à final começou com isenção na primeira ronda.
Na segunda eliminatória, superou a japonesa Reina Tanaka com um 'yuko', seguindo-se uma vitória por 'waza-ari' contra Shu Wang, de Taipé, que lhe garantiu o acesso às meias-finais.
Nesta fase, Patrícia Sampaio impôs-se por 'ippon' a outra judoca anfitriã, Mao Izumi, assegurando a disputa pela medalha de ouro. Esta medalha de prata encerra um ano de grande sucesso para a judoca. Durante este ano, Sampaio já se tinha sagrado campeã europeia em Podgorica, conquistado a medalha de bronze no Mundial de Budapeste e também a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024. Pouco antes do evento em Tóquio, a atleta conquistou o seu sexto título de campeã nacional de seniores em Odivelas.
Adicionalmente, uma das fontes menciona que no ano anterior Sampaio tinha conquistado o bronze neste mesmo Grand Slam.
Outros judocas portugueses em competição tiveram menos sucesso.
Na categoria de -70 kg, Bárbara Timo venceu o seu primeiro combate contra a norte-americana Melissa Myers, mas foi eliminada na ronda seguinte pela italiana Irene Pedrotti. Na mesma categoria, Taís Pina foi derrotada na estreia, assim como Miguel Gago na categoria de -66 kg, ambos eliminados por 'ippon' frente a adversários japoneses.











