Prémios P.E.N. distinguem Paulo Moreiras e Luís Quintais



O escritor Paulo Moreiras, com o romance 'A Vida Airada de Dom Perdigote' (2023), e o poeta Luís Quintais, com a obra 'Nocturama' (2024), são os vencedores dos Prémios P.E.N.
nas categorias de Narrativa e Poesia, respetivamente. O júri da categoria de Narrativa, coordenado por Sérgio Guimarães de Sousa e composto ainda por Teresa Carvalho e Everton Machado, considerou por unanimidade que a obra de Moreiras possui um 'notável fôlego romanesco'.
O comunicado do P.E.N.
Portugal destaca que o romance reabilita 'com virtuosismo o género picaresco e, mais latamente, o romance histórico', revelando uma 'opulência lexical invulgar'.
Na categoria de Poesia, o livro 'Nocturama' de Luís Quintais foi elogiado pelo júri, coordenado por António Apolinário Lourenço, pelas suas 'particulares qualidades estéticas'.
A obra foi descrita como possuindo uma 'linguagem poética peculiar, desafiante, ocasionalmente cruel', que questiona a humanidade do ser humano.
O júri, que contou ainda com as professoras Graça Capinha e Paula Cristina Costa, realçou também a coerência do percurso poético do autor, 'sem cedência a facilidades estilísticas'.
Os Prémios P.E.N., que contam com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, são atribuídos em anos alternados entre diferentes categorias.
Este ano foram distinguidas obras de Poesia e Narrativa, enquanto no próximo ano serão premiadas as categorias de Ensaio e Tradução.
Em 2023, as vencedoras foram Andreia C.
Faria ('Canina', Poesia) e Lídia Jorge ('Misericórdia', Narrativa).
No ano anterior, Ricardo Gil Soeiro (Ensaio) e a dupla Angélica Varandas e Luísa Azuaga (Tradução) foram os galardoados.
Artigos
11Cultura e Entretenimento
Ver mais
A Tertúlia Tauromáquica do Montijo inaugurou a sua nova sede, situada na emblemática Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos. A cerimónia contou com a presença de Fernando Caria, presidente da Câmara Municipal do Montijo, de Ilídio Massacote, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, da vereadora Céu Simões, de Vasco Fernandes, presidente da […]

Vitória e a família vão ficar destruídas.

O irmão de Matilde dá entrada de urgência no hospital após um desacato grave no centro educativo.

Cada vez mais, a vida de figuras públicas tem inspirado séries e filmes em Portugal. Nos últimos anos, já foram contadas histórias de Tony Carreira, Marco Paulo, António Variações ou da banda Doce. Agora, é a vez de Sara Norte, de 40 anos, ganhar o seu próprio projeto audiovisual. De acordo com o site Dioguinho, […] O conteúdo DEPOIS DE TONY CARREIRA E MARCO PAULO, SAIBA QUEM É O PRÓXIMO A TER UMA SÉRIE aparece primeiro em 24Horas.






