
PCP acusa Governo de aproveitar todas as dificuldades para fazer privatizações



Durante o seu discurso no comício da Festa do Avante, na Quinta da Atalaia, Seixal, o secretário-geral do Partido Comunista Português, Paulo Raimundo, atacou duramente as propostas de alteração à legislação laboral apresentadas pelo Governo PSD/CDS. Raimundo considerou que estas medidas representam uma “declaração de guerra” aos trabalhadores e são o resultado da “tanta a submissão” do executivo aos “interesses do grande patronato”, descrevendo o Governo como “uma agência de negócios dos grupos económicos”.
Segundo o líder comunista, o pacote laboral defendido pelo Governo trará consequências negativas para quem trabalha, resultando em “mais exploração, ainda mais compressão dos salários, ainda mais precariedade, ainda mais horas e mais tempo de trabalho, ainda mais facilidade em despedir”.
Paulo Raimundo sublinhou que os trabalhadores, em particular os jovens e as mulheres, não podem e não vão aceitar o que considera ser “mais um recuo nas suas vidas”.
Perante este cenário, o secretário-geral do PCP apelou à luta e à unidade dos trabalhadores como a única resposta possível.
“Perante uma declaração de guerra, só há uma resposta possível: lutar, lutar, lutar contra o pacote laboral”, afirmou, recebendo aplausos e cânticos de “a luta continua” por parte da plateia.
Raimundo frisou que, independentemente dos acordos que o Governo faça, a proposta “pode ser derrotada nas empresas, nos locais de trabalho e na rua” através da mobilização e união da classe trabalhadora, em contraste com as ações que, segundo o PCP, visam a divisão entre trabalhadores.
Artigos
11










Política
Ver mais
BE/Lisboa aponta desinvestimento e falta de estratégia municipal na Carris
O Bloco de Esquerda acusou hoje na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) o executivo de Carlos Moedas de desinvestimento na Carris, ignorando sucessivos alertas para a falta de uma estratégia da câmara na empresa municipal rodoviária do município.

João Ferreira e Rodrigo Azevedo candidatos da CDU, estiveram ao lado dos trabalhadores da Polopiqué.
Os candidatos da CDU à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Santo Tirso, João Ferreira e Rodrigo Azevedo, estiveram hoje ao lado dos trabalhadores da Polopiqué, escutando as suas preocupações e inquietações. A CDU informou os trabalhadores de que, por via da Assembleia da República, exigiu ao Governo medidas para travar os despedimentos e assegurar [...] O conteúdo João Ferreira e Rodrigo Azevedo candidatos da CDU, estiveram ao lado dos trabalhadores da Polopiqué. aparece primeiro em SantoTirsoDigital.

"Faz-me bastante confusão que passado uma semana não exista nenhum grau de responsabilização" relativamente ao acidente no Elevador da Glória, diz Duarte Cordeiro
Ainda assim, assumiu que não associava diretamente esta responsabilização a uma demissão de Carlos Moedas.

Partidos chamam ministro e reitor ao Parlamento sobre polémica no curso de Medicina no Porto
A decisão surge após notícias de que pessoas influentes teriam pressionado para a admissão de 30 candidatos sem classificação mínima. O ministro acusou o reitor de mentir, gerando uma polémica que levou vários partidos a solicitar audições urgentes.