
Condições do Centro de Saúde Norton de Matos em Coimbra



Através de uma pergunta submetida pela deputada Paula Santos ao Ministério da Saúde, o PCP expôs a "situação de fragilidade do edificado e falta de climatização" que afeta as unidades de saúde a funcionar no Centro de Saúde Norton de Matos. Este centro, localizado em Coimbra, alberga as Unidades de Saúde Familiar (USF) Pulsar, Norton de Matos e Briosa, bem como a Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, abrangendo um universo de 40 mil utentes. Na sua interpelação, o partido detalha uma série de problemas graves, incluindo a ausência de um sistema de climatização funcional na maioria das instalações, o que resulta em temperaturas interiores "elevadíssimas" durante o verão, frequentemente superiores às do exterior. Esta situação cria um "ambiente de sufoco térmico" que prejudica as condições de trabalho e o exercício clínico, afetando particularmente os utentes mais vulneráveis, como idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos. A degradação estende-se a pisos e paredes, mobiliário e equipamento terapêutico desadequados, isolamento deficiente das janelas, falta de lavatórios em gabinetes de enfermagem e a inexistência de planos de emergência.
As instalações foram ainda atingidas por graves inundações em fevereiro.
As consequências destas condições já se fizeram sentir, com o registo de episódios de mal-estar entre utentes que necessitaram de assistência clínica emergente no local. Além disso, ocorreram falhas no sistema de refrigeração que levaram à inutilização de vacinas armazenadas.
O PCP questiona o Governo sobre que medidas irá tomar para implementar uma climatização eficaz e se prevê alocar verbas para a requalificação urgente do edifício. O partido alerta ainda que o projeto de ampliação previsto para a unidade é insuficiente, pois as novas instalações não terão capacidade para acolher todas as unidades existentes e não estão contempladas intervenções de requalificação nos edifícios atuais. Deste modo, o PCP considera que a solução estrutural para o futuro do centro de saúde "não parece estar garantida nem contratualmente prevista".
Artigos
5




Política
Ver mais
Tribunal Constitucional trava candidatura de Amândio Nunes pelo PS em Castelo Branco
O conteúdo Tribunal Constitucional trava candidatura de Amândio Nunes pelo PS em Castelo Branco aparece primeiro em AlbiNotícias.

Candidato do PS atropela e persegue residente descontente do Barreiro
Nas imagens, o candidato, que estará dentro de uma carrinha branca, é abordado por um cidadão na rua que parece estar descontente, mas a interação não é longa. A carrinha faz marcha durante uns segundos e depois volta a arrancar, atingindo o cidadão na lateral do seu corpo.

Marcelo: "Reconhecimento do Estado da Palestina é reconhecimento da própria paz. Amanhã teria sido tarde de mais"
Em nome de Portugal, o Presidente da República saudou "os compromissos sem precedentes assumidos pela Autoridade Palestiniana no contexto da Declaração de Nova Iorque".

As polémicas do ministro-sombra das Finanças de Ventura
Rui Teixeira Santos é um dos nomes anunciados por Ventura para o governo sombra do Chega