Pedro Arezes: O Engenheiro que Vai Liderar o Futuro da Universidade do Minho



Pedro Arezes, professor catedrático de 53 anos, foi eleito reitor da Universidade do Minho (UMinho) pelo Conselho Geral da instituição.
Sendo candidato único, irá desempenhar um mandato de quatro anos, até 2029, sucedendo a Rui Vieira de Castro, que esteve no cargo durante os últimos oito anos. A tomada de posse está prevista para o início de dezembro.
Natural de Barcelos, Pedro Arezes tem uma longa ligação à UMinho, onde desenvolve a sua carreira académica desde 1995.
É licenciado e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela própria universidade, sendo professor catedrático no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia.
Entre 2019 e 2025, presidiu a esta mesma Escola e foi, durante quase uma década, diretor nacional do Programa MIT Portugal.
A sua carreira académica inclui a coordenação de mais de 50 projetos de investigação e a publicação de mais de 150 artigos científicos. O programa de ação apresentado por Arezes, com mais de 175 ações, assenta em três vetores principais: valorização e inclusão; inovação e modernização; e autonomia, simplificação e transparência. Entre as propostas concretas destacam-se a criação de uma ligação rápida e sustentável entre os campi de Gualtar e Azurém e a implementação de um plano de mobilidade universitária que incentive o uso de transportes coletivos e ciclovias, prevendo zonas de exclusão parcial de automóveis. No seu plano constam ainda o apoio à construção da sede da Associação Académica, o envolvimento dos estudantes no acompanhamento dos projetos de novas residências e a criação de projetos-piloto de habitação universitária colaborativa em articulação com as Câmaras Municipais de Braga e Guimarães.
A sua equipa será composta pelos vice-reitores João Cardoso Rosas, Cristina Dias, António Salgado e Nuno Castro, e pelos pró-reitores Sandra Dias Fernandes, Raul Fangueiro, Carlos Videira, Lígia Rodrigues e Tiago Miranda.
Artigos
9Atualidade
Ver mais
O Governo espanhol decidiu proibir, a partir de segunda-feira, a criação de aves de capoeira, em várias zonas do país, face ao aumento do número de casos de infeção pela gripe das aves na Europa. “Nas últimas semanas, temos observado um aumento do número de casos, tanto em aves selvagens como domésticas, indicando um agravamento […]

IPMA prevê rajadas até 90 km/h no litoral e acumulados de chuva superiores a 150 mm no Norte e Centro até domingo Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Depressão Claudia provoca vento forte, chuva intensa e agitação marítima em Portugal até ao fim de semana

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), por intermédio dos seus docentes, estudantes e alumni,...

As alegadas agressões foram registadas por câmaras de videovigilância e ocorreram em fevereiro Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Ministério Público acusa dois polícias de agredirem arguido dentro do tribunal de Almada






