
Vitória de Pedro Duarte nas Eleições Autárquicas do Porto



Pedro Duarte é o novo presidente da Câmara Municipal do Porto, assegurando uma vitória para o PSD numa noite eleitoral que começou com as sondagens a indicar um empate técnico. Duarte derrotou Manuel Pizarro, o candidato do Partido Socialista que se apresentava pela terceira vez à liderança da autarquia, com uma vantagem de mais de dois mil votos. Apesar de ter vencido a eleição, Pedro Duarte não obteve uma maioria absoluta no executivo municipal.
A sua coligação elegeu o mesmo número de vereadores que o PS, o que configura um cenário de governação minoritária. Em resposta a este resultado, o novo autarca declarou que recusa fazer qualquer acordo formal de governação, optando por uma abordagem de negociação "caso a caso" para viabilizar as suas propostas.
Outro resultado relevante na cidade do Porto foi a eleição de um vereador pelo partido Chega, que melhora assim o seu desempenho face ao "péssimo resultado" obtido nas autárquicas anteriores. A vitória do PSD no Porto aconteceu na mesma noite em que Carlos Moedas, também do PSD, renovou o seu mandato como presidente da Câmara de Lisboa, e com uma margem superior à que tinha conseguido há quatro anos.
Artigos
6





Política
Ver mais
A comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar responsabilidades políticas e de gestão do INEM nos últimos seis anos aprovou hoje a suspensão dos trabalhos durante o período de discussão e votação do Orçamento do Estado para 2026.

O PSD quer ouvir no parlamento o secretário de Estado da Gestão da Saúde, os serviços partilhados deste Ministério e a Altice sobre atuais condições de funcionamento e perspetivas futuras da linha SNS 24.

O Governo prevê gastar quase 1,6 mil milhões de euros com a reforma do Estado até 2029, segundo a proposta de lei das Grandes Opções 2025-2029 a que o ECO teve acesso. A grande fatia do bolo, quase 80%, será investida até 2027, num total de 1.269 milhões de euros. As medidas passam pela criação […]

O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, considerou que falta mão-de-obra em Portugal e que pode ser uma das razões para a falta de habitação.