menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Agenda Musical em Portugal: De Concertos Clássicos a Causas Sociais

A agenda musical em Portugal revela-se rica e diversificada, com uma panóplia de eventos que abrangem desde a música clássica e filarmónica até projetos de cariz social e digressões de artistas consagrados.
News ImageNews ImageNews Image

A oferta musical estende-se por várias regiões do país, com destaque para a música clássica.

Em Vila Viçosa, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição recebeu um concerto do Quarteto Hera, inserido numa programação que visa valorizar o património histórico. Em Almada, o Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) apresenta o concerto de encerramento do Ciclo de Música de Câmara 2025 no dia 25 de outubro, com os jovens músicos Pedro Moreira (oboé) e Pedro Silva (fagote).

As bandas filarmónicas, enquanto pilares do património cultural local, são também celebradas.

O ciclo Filarmonias 2025, em Seia, encerra a 19 de outubro com um concerto da Filarmónica 1º de Janeiro, uma coletividade com mais de 150 anos de história.

A iniciativa municipal tem como objetivo divulgar e valorizar as cinco bandas do concelho.

Numa outra vertente de apoio comunitário, a Sociedade Filarmónica Municipal Redondense organiza a 5.ª Caminhada «P’la Música» a 26 de outubro, em Redondo, um evento cujas receitas revertem integralmente para a instituição.

No panorama da música nacional, o grupo Danças Ocultas inicia em novembro a digressão de apresentação do seu novo álbum, "Inspirar". O décimo trabalho de carreira do quarteto, que tem sido elogiado pela crítica internacional, será apresentado em concertos no Teatro São Luiz (Lisboa), na Casa da Música (Porto), no Teatro Aveirense e no Conservatório de Música de Coimbra. Paralelamente, a música assume um papel de intervenção social através do projeto "Há Música ao Fundo do Túnel", que assinala o Mês da Saúde Mental.

A iniciativa promove duas galas solidárias, uma em Lisboa a 22 de outubro com João Pedro Pais e outra em Barcelos a 30 de outubro com Lena d’Água, cujas receitas revertem para uma entidade da área. O projeto inclui ainda 33 "showcases" gratuitos em estações de comboio e metro em cidades como Amadora, Lisboa, Braga, Aveiro e Porto, utilizando a cultura como veículo para a promoção do bem-estar.

Artigos

8