menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Tempestades nas Filipinas

A passagem de múltiplas tempestades pelo arquipélago das Filipinas durante o fim de semana resultou em dezenas de vítimas mortais e um rasto de destruição. As autoridades locais confirmaram o balanço trágico enquanto lidam com os danos generalizados.
News ImageNews ImageNews Image

Pelo menos 26 pessoas morreram e 33 ficaram feridas na sequência de três tempestades que assolaram as Filipinas.

A confluência da tempestade tropical Opong, do tufão Nando e da depressão Mirasol provocou mortes e danos significativos em habitações e outras infraestruturas.

Segundo o Conselho Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres das Filipinas, 22 mortes foram confirmadas no domingo, que se somam a outras quatro reportadas no sábado.

Para além das vítimas mortais, as autoridades filipinas informaram que há 14 pessoas desaparecidas.

O impacto das tempestades foi vasto, afetando um total de quase 2,8 milhões de pessoas em todo o território. A imprensa local avança que a destruição obrigou à deslocação de milhares de cidadãos, com 163.317 pessoas, pertencentes a 46.611 famílias, a serem acolhidas em centros de abrigo temporários.

Os danos materiais são avultados.

Cerca de 9.000 casas foram danificadas, das quais 1.619 sofreram danos irreparáveis.

As intempéries causaram também interrupções nos meios de transporte, deixando 2.606 passageiros retidos, e provocaram estragos significativos no setor da agricultura.

Adicionalmente, o tufão Bualoi já tinha atravessado as Filipinas na sexta-feira, causando pelo menos 14 mortos antes de se dirigir para o Vietname.

O Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica do Vietname descreveu o Bualoi como uma tempestade muito rápida, que se move quase ao dobro da velocidade habitual.

Artigos

6
categoryVer categoria completa