Tragédia na Malásia: Naufrágio de migrantes revela perigos contínuos e o desaparecimento de mais duas embarcações



Uma embarcação que transportava 90 migrantes virou perto da fronteira marítima entre a Malásia e a Tailândia, resultando na morte confirmada de pelo menos uma pessoa. Segundo a autoridade marítima da Malásia, o acidente terá ocorrido perto da ilha de Tarutao, a norte do destino turístico de Langkawi.
As operações de resgate foram imediatamente iniciadas para localizar os sobreviventes. As autoridades malaias, nomeadamente a polícia do estado de Kedah, informaram que as equipas de salvamento conseguiram resgatar várias pessoas.
Inicialmente, foi reportado o resgate de dez sobreviventes.
Posteriormente, Romli Mustafa, chefe da autoridade marítima em Kedah, atualizou o número para 11 pessoas recuperadas, incluindo um corpo, alertando para a possibilidade de serem encontradas mais vítimas no mar.
O chefe da polícia local, Adzli Abu Shah, acrescentou um dado alarmante, ao referir que o barco poderá ter virado há três dias e que outras duas embarcações semelhantes, que transportavam aproximadamente o mesmo número de passageiros, também se encontram desaparecidas.
A Malásia é um destino para milhões de migrantes de países asiáticos mais pobres, muitos dos quais vivem sem documentação e trabalham em setores como a construção civil e a agricultura.
As travessias marítimas, frequentemente organizadas por redes de tráfico humano, são extremamente perigosas.
Este trágico evento não é um caso isolado.
Em dezembro de 2021, um dos meses mais mortíferos na história recente do país, mais de 20 migrantes morreram em vários naufrágios ao largo da costa malaia.
Artigos
10Mundo
Ver mais
Os Países Baixos prolongaram, esta segunda-feira, os controlos nas fronteiras internas com a Alemanha e a Bélgica até pelo menos 08 de junho de 2026, para conter a migração irregular e perante o que o Governo considera "uma ameaça séria". O ministro interino do Asilo e Migração, David van Weel, explicou numa carta enviada ao parlamento que a guarda militar vai continuar com os controlos iniciados em dezembro de 2024, e prorrogados em abril passado, "de forma flexível e direcionada". O Governo -

A conferência internacional sobre o clima abriu suas portas em Belém, um local simbólico para um aniversário simbólico, dez anos após a adoção do Acordo de Paris e vinte anos após a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto. Leia tudo


O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy foi esta Segunda-feira libertado pela justiça, sob controlo judicial, após vinte dias de prisão no âmbito do caso de financiamento líbio da sua campanha presidencial de 2007, segundo avançou a RTP. O Tribunal de Recurso de Paris decidiu aceitar o pedido da defesa, ordenando a libertação do ex-chefe de […]







