menulogo
Notícias Agora
user
Sexta-feira, Agosto 8

Perigo máximo de incêndio rural no interior norte e no centro do país

Grande parte do interior norte e centro de Portugal continental está sob alerta de perigo máximo de incêndio rural, devido ao tempo quente e vento forte previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
News ImageNews ImageNews Image

Grande parte do interior norte e centro de Portugal continental, com particular destaque para os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco, encontra-se em perigo máximo de incêndio rural, segundo um alerta emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A previsão de risco elevado estende-se a concelhos dos distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra e Santarém.

Este perigo de incêndio é determinado pelo IPMA através de uma escala de cinco níveis, que vão de "reduzido" a "máximo". Os cálculos para esta classificação têm por base a análise de vários fatores meteorológicos, nomeadamente a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A previsão meteorológica para o dia aponta para tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo. O vento será moderado a forte nas terras altas, podendo atingir rajadas de até 40 km/hora, enquanto no litoral centro se espera uma descida da temperatura. Devido às condições climatéricas, todo o território continental, com exceção do Algarve, está sob aviso amarelo. Os distritos de Évora (40 graus), Santarém e Beja (ambos com 39 graus) deverão registar as temperaturas mais altas do país.

De acordo com o IPMA, a situação de perigo máximo de incêndio rural deverá manter-se nas mesmas regiões nos próximos dias, prevendo-se ainda um agravamento do risco em alguns concelhos do Algarve.

Artigos

10
Close