
PSP regista 297 casos de violência doméstica só na última semana



A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou 297 casos de violência doméstica em todo o país entre 23 e 29 de agosto, uma média de 42 por dia, que resultaram em cinco detenções. A divulgação destes dados coincidiu com a semana em que um caso ocorrido no Machico, na Madeira, ganhou notoriedade pública após a divulgação de imagens de videovigilância que mostravam um homem de 35 anos a agredir uma mulher na presença do filho de 9 anos.
O suspeito ficou em prisão preventiva.
Os números do primeiro semestre de 2025 confirmam a gravidade do problema.
A PSP e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram um total de 1.073 suspeitos, o que corresponde a uma média de quase seis detenções diárias. No mesmo período, foram registadas mais de 18.000 queixas: 11.445 pela PSP e 6.951 pela GNR. De acordo com os dados provisórios da PSP para os primeiros seis meses do ano, foram detidas 306 pessoas e constituídos 3.404 arguidos, tendo sido aplicadas 54 medidas de coação de prisão preventiva. Do total de suspeitos identificados, 9.666 eram homens e 2.725 mulheres. As vítimas eram maioritariamente mulheres (8.456), mas também foram registados 4.172 homens como vítimas.
A PSP indica que a relação de parentesco mais comum entre agressor e vítima é de filho/enteado (3.734 casos), seguida por cônjuge/companheiro (3.521).
A GNR, por sua vez, deteve 767 suspeitos no mesmo período, dos quais 692 eram homens e 75 mulheres.
Esta força de segurança registou 8.746 vítimas, sendo 6.328 do género feminino, 2.408 do género masculino e dez de género não especificado.
Ambas as forças policiais destacam as suas estruturas de apoio. A PSP conta com as Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV) e estruturas especializadas de atendimento (EAPVVD). A GNR reforçou o seu Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) e implementou uma nova Ficha de Risco em Violência Doméstica (RVD-R) para uma avaliação mais rigorosa.
A violência doméstica é um crime público.
As denúncias podem ser feitas nos postos da GNR e esquadras da PSP, através do número de emergência 112, do email violenciadomestica@psp.pt ou do Portal Queixa Eletrónica.
Artigos
30





























Atualidade
Ver mais
O mau hábito no WC que aumenta (e muito) o risco de hemorroidas
O melhor é ter cuidado para evitar problemas mais tarde. O estudo revelou que o risco de hemorroidas acabou por ser 46% mais elevado em pessoas que tinham este mau hábito nas idas à casa de banho.

Ivone Patrão: “Se acompanhamos os nossos filhos a passar a estrada, porque é que não os protegemos da mesma forma online?”
Vivemos rodeados de tecnologias e os ecrãs fazem parte da vida das nossas crianças e adolescentes, mas até que ponto o uso dos telefones, dos jogos e das redes sociais pode transformar-se em dependência? “A tecnologia deve ser uma ferramenta útil ao nosso serviço, como o forno lá de casa. Eu não o levo para todo o lado, mas quando quero faço ótimos assados”, explica Ivone Patrão, psicóloga clínica e convidada de Margarida Graça Santos no episódio desta semana. Ouça aqui mais um ‘Consulta Aberta’

Hoje é notícia: Massagens 'escondiam' sexo; Venda de suplementos dispara
Confira as capas dos jornais desta segunda-feira, dia 8 de setembro.

Greve parcial no metro de Lisboa na terça e na quinta-feira sem serviços mínimos
A greve irá decorrer das 05:00 às 10:00 para os trabalhadores da operação.