menulogo
Notícias Agora
user
Close

PSP regista 297 casos de violência doméstica só na última semana

As autoridades portuguesas revelaram dados alarmantes sobre a violência doméstica, com a PSP a registar quase 300 casos numa só semana e as detenções por este crime a ultrapassarem as mil no primeiro semestre do ano.
News ImageNews ImageNews Image

A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou 297 casos de violência doméstica em todo o país entre 23 e 29 de agosto, uma média de 42 por dia, que resultaram em cinco detenções. A divulgação destes dados coincidiu com a semana em que um caso ocorrido no Machico, na Madeira, ganhou notoriedade pública após a divulgação de imagens de videovigilância que mostravam um homem de 35 anos a agredir uma mulher na presença do filho de 9 anos.

O suspeito ficou em prisão preventiva.

Os números do primeiro semestre de 2025 confirmam a gravidade do problema.

A PSP e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram um total de 1.073 suspeitos, o que corresponde a uma média de quase seis detenções diárias. No mesmo período, foram registadas mais de 18.000 queixas: 11.445 pela PSP e 6.951 pela GNR. De acordo com os dados provisórios da PSP para os primeiros seis meses do ano, foram detidas 306 pessoas e constituídos 3.404 arguidos, tendo sido aplicadas 54 medidas de coação de prisão preventiva. Do total de suspeitos identificados, 9.666 eram homens e 2.725 mulheres. As vítimas eram maioritariamente mulheres (8.456), mas também foram registados 4.172 homens como vítimas.

A PSP indica que a relação de parentesco mais comum entre agressor e vítima é de filho/enteado (3.734 casos), seguida por cônjuge/companheiro (3.521).

A GNR, por sua vez, deteve 767 suspeitos no mesmo período, dos quais 692 eram homens e 75 mulheres.

Esta força de segurança registou 8.746 vítimas, sendo 6.328 do género feminino, 2.408 do género masculino e dez de género não especificado.

Ambas as forças policiais destacam as suas estruturas de apoio. A PSP conta com as Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV) e estruturas especializadas de atendimento (EAPVVD). A GNR reforçou o seu Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) e implementou uma nova Ficha de Risco em Violência Doméstica (RVD-R) para uma avaliação mais rigorosa.

A violência doméstica é um crime público.

As denúncias podem ser feitas nos postos da GNR e esquadras da PSP, através do número de emergência 112, do email violenciadomestica@psp.pt ou do Portal Queixa Eletrónica.

Artigos

30
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa