
Perto de dois terços dos franceses favoráveis à demissão de Emmanuel Macron



Diversas sondagens recentes indicam uma acentuada queda na popularidade do Presidente francês, Emmanuel Macron, e um desejo maioritário por mudanças políticas profundas.
De acordo com um inquérito da Odoxa-Backbone para o jornal Le Figaro, 64% dos franceses defendem a demissão de Macron e a realização de eleições presidenciais antecipadas, preferindo esta solução à nomeação de um quinto primeiro-ministro em menos de dois anos. Adicionalmente, 56% dos inquiridos na mesma sondagem pedem a dissolução do governo e a convocação de eleições legislativas para resolver a crise que o país atravessa.
A confiança no chefe de Estado está em mínimos históricos.
Uma sondagem da Verian para a revista Le Figaro revela que apenas 15% dos franceses confiam em Macron, uma queda sem precedentes de seis pontos percentuais em relação a julho. Mesmo entre os seus eleitores da primeira volta de 2022, o apoio desceu para 45%, uma quebra de 14 pontos num mês e o nível mais baixo registado desde a sua primeira eleição em 2017, segundo um inquérito da Elabe para o jornal Les Échos.
Esta crise de confiança ocorre num momento politicamente delicado.
O governo do primeiro-ministro François Bayrou enfrenta na segunda-feira uma moção de confiança na Assembleia Nacional, que se prevê que perca, dado que a oposição já anunciou o seu voto contra. O voto está centrado numa proposta de orçamento que visa reduzir a dívida pública em quase 44 mil milhões de euros, através de medidas como a eliminação de dois feriados e o congelamento de prestações públicas. A popularidade de Bayrou também está em queda, com apenas 14% de aprovação, o valor mais baixo de sempre para um primeiro-ministro neste barómetro. A turbulência política já está a pressionar as contas públicas, os mercados e a avaliação de risco da França pela agência Fitch.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
Texas aprova legislação que visa fabricantes de comprimidos abortivos
Os legisladores do estado norte-americano do Texas aprovaram hoje um projeto de lei que permite que os cidadãos processem os fabricantes de comprimidos abortivos e qualquer pessoa que envie o medicamento pelo correio, noticiou a Associated Press.

"Quase o venci". Filho de Donald em luta de sumo no Japão (ora veja)
Os seguidores de Eric Trump, terceiro filho de Donald Trump, gostaram da publicação, apontando que este era um "ótimo desporto" e que se "divertiram" a ver o empresário e girar.

Afeganistão regista novo sismo de 5,6. É o mais forte desde domingo
Um novo sismo de magnitude 5,6 atingiu hoje à noite o leste do Afeganistão, o mais forte a atingir a região desde o passado domingo, quando um sismo de magnitude 6,0 fez mais de 2.205 mortos e 3.640 feridos.

Despiste de autocarro em Londres provoca pânico e vários feridos
Acidente na Victoria Street envolveu passageiros, peões e mobilizou forte operação de emergência