menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Pescadores de Peniche entregam abaixo-assinado de apoio ao candidato presidencial António Filipe

Um grupo de pescadores de Peniche manifestou o seu apoio à candidatura presidencial de António Filipe, alertando para a precariedade e os salários incertos que afetam o setor.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Um grupo de 34 pescadores de Peniche entregou um abaixo-assinado de apoio à candidatura presidencial de António Filipe, apoiado pelo PCP e PEV. A entrega simbólica ocorreu a bordo de um barco de pesca de sardinha, onde os trabalhadores do mar pediram uma “atenção especial” para as dificuldades que enfrentam, como os salários incertos e o “alto risco” da profissão. Francisco Encarnação, pescador há mais de 40 anos, explicou que os rendimentos dependem diretamente da quantidade de pescado capturado, o que gera grande instabilidade. Os subscritores consideram que a candidatura de António Filipe é a “única” que defende de forma intransigente os trabalhadores e o trabalho digno. Em resposta, o candidato agradeceu o apoio e expressou a sua solidariedade, afirmando que a pesca é uma atividade económica que tem vindo a perder peso na economia nacional, o que considera inaceitável para um país com a costa de Portugal. Filipe associou este declínio a uma questão de soberania alimentar, salientando que o país importa grande parte do que consome.

O candidato presidencial descreveu a pesca como uma atividade difícil, penosa e “muito penalizada pela precariedade”, em grande parte devido à sua dependência das condições meteorológicas.

Para revitalizar o setor e atrair mais jovens, António Filipe defendeu a necessidade de “melhores salários” e “menos precariedade”, bem como melhores condições para os investidores.

Criticou ainda o facto de Portugal “ter ficado a perder” nas negociações realizadas no âmbito da União Europeia.

A visita a Peniche faz parte da sua campanha para as eleições presidenciais, marcadas para 18 de janeiro.

Concorrem também ao cargo Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes, Catarina Martins, António José Seguro, Humberto Correia, André Pestana, Jorge Pinto, Cotrim Figueiredo, André Ventura e Manuel João Vieira.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones