menulogo
Notícias Agora
user
Close

Pichardo sagra-se bicampeão mundial do triplo salto em Tóquio

Pedro Pablo Pichardo fez história ao sagrar-se bicampeão mundial do triplo salto em Tóquio, um feito inédito para o atletismo português que o coloca entre as lendas da modalidade.
News ImageNews ImageNews Image

Pedro Pablo Pichardo conquistou a medalha de ouro no triplo salto nos Campeonatos do Mundo de Atletismo em Tóquio, repetindo o feito de Oregon em 2022. O atleta luso-cubano, de 32 anos, garantiu a vitória no seu sexto e último ensaio com um salto de 17,91 metros, estabelecendo a melhor marca mundial do ano. A competição foi renhida, com o italiano Andrea Dallavalle a assumir momentaneamente a liderança com um recorde pessoal de 17,64 metros, o que motivou Pichardo a realizar o salto vitorioso. O pódio ficou completo com o cubano Lázaro Martínez, que conquistou o bronze.

Este triunfo representa um marco histórico, tornando Pichardo no primeiro atleta português a sagrar-se bicampeão mundial de atletismo.

A medalha foi a 25.ª para Portugal em Campeonatos do Mundo e a segunda de ouro nesta edição em Tóquio, depois da vitória de Isaac Nader nos 1.500 metros.

Com este segundo título, Pichardo iguala o britânico Jonathan Edwards, ficando apenas atrás do norte-americano Christian Taylor, que soma quatro títulos mundiais.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o atleta pelo "notável triunfo".

Apesar do sucesso, o futuro de Pichardo permanece em aberto.

O atleta confessou que pensou em retirar-se no ano anterior, mas foi demovido pela sua família.

Agradeceu ao seu pai e treinador, Jorge Pichardo, pela energia e apoio na superação de uma grave lesão nas costas.

Embora o próprio atleta tenha expressado incerteza sobre a sua participação nos próximos Jogos Olímpicos, o seu pai garantiu a sua presença.

O sonho de bater o recorde mundial de 18,29 metros, na posse de Jonathan Edwards há 30 anos, continua vivo para o bicampeão mundial.

Artigos

5

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa