Surto de Legionella Força Encerramento das Piscinas Municipais de Albufeira



O encerramento das Piscinas Municipais de Albufeira foi decretado pela autarquia após relatórios laboratoriais, datados de domingo, 30 de novembro, terem revelado a presença da bactéria 'legionella'. As amostras positivas foram recolhidas no sistema de águas quentes sanitárias (AQS) do complexo desportivo, levando a uma decisão de encerramento preventivo por motivos de saúde pública a partir de terça-feira, 2 de dezembro. Segundo a informação divulgada pelo município, foram imediatamente acionados os procedimentos de segurança.
Ainda no domingo, a empresa responsável pela manutenção realizou operações de limpeza e desinfeção de choque nos sistemas e ramais de águas quentes.
A situação está a ser coordenada com as autoridades de Saúde Pública para assegurar uma resolução rápida do problema. O presidente da Câmara, Rui Cristina, e o vice-presidente com o pelouro do Desporto, Jorge Carmo, estão a acompanhar o processo, garantindo que o complexo só reabrirá após existir uma garantia total de segurança para os utentes.
Para avaliar a eficácia das medidas corretivas, estão a ser recolhidas novas amostras para uma avaliação preliminar e, posteriormente, entre 10 a 15 dias após a intervenção, serão feitas novas análises. Uma das consequências imediatas deste encerramento foi a necessidade de a Federação Portuguesa de Natação procurar um local alternativo para a Prova Zonal de Juvenis – Zona Sul, que estava agendada para os dias 6, 7 e 8 de dezembro. A nova localização será comunicada assim que estiverem reunidas as condições de segurança necessárias. A 'legionella' é uma bactéria que causa a Doença dos Legionários, uma forma de pneumonia, e a sua infeção ocorre através da inalação de gotículas de água contaminada.











