
Encerramento das Piscinas Municipais de Faro



A Câmara Municipal de Faro anunciou o encerramento temporário do complexo de piscinas municipais por, no mínimo, 18 meses.
A medida foi tomada devido a problemas técnicos relacionados com a qualidade do ar e da água, que foram agravados pela "acentuada degradação do edifício" e da maquinaria.
Sendo um complexo com mais de três décadas, a autarquia considera que são necessárias "obras estruturais de requalificação" urgentes para garantir a segurança e o bem-estar dos utilizadores.
O município reconhece que o encerramento terá um "impacto direto na comunidade", afetando principalmente os clubes desportivos que utilizam o espaço para formação e os cidadãos que participam em atividades regulares e projetos municipais, como o "sénior ativo". Para mitigar as consequências, a autarquia anunciou um conjunto de medidas de apoio direto aos clubes e a criação de alternativas para assegurar, sempre que possível, a continuidade de atividades como a ginástica e a hidroginástica para a população sénior. O processo de requalificação implica a abertura de um concurso público e a posterior aprovação do Tribunal de Contas. A decisão foi criticada pela Comissão Coordenadora da CDU de Faro, que a classificou como "um rude golpe para o desporto local" e para a qualidade de vida dos munícipes. A coligação que une o PCP e o PEV atribui a situação à "falta de manutenção e o desinvestimento por parte da autarquia", que terá levado ao encerramento progressivo dos vários equipamentos, restando em funcionamento apenas o tanque de aprendizagem e a piscina interior. A CDU exige que o município avance com as obras de reabilitação necessárias e assegure a continuidade do funcionamento e a gestão direta do complexo, que considera um património de "inestimável valor para a cidade".
Artigos
9








Lifestyle
Ver mais
Signo de Balança. Os nativos de natureza pacífica, conciliadora e profundamente sociáveis
O Equinócio de Outono e a energia do signo de Balança simbolizam o equilíbrio entre luz e sombra, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Saiba tudo com a ajuda da astróloga Sandra Costa.

É normal acordar sempre à mesma hora durante a noite? A ciência explica
São três da manhã. Abres os olhos e vês o relógio. Na noite seguinte, a mesma coisa. E na outra também. Parece quase sobrenatural: acordar sempre à mesma hora durante a noite fica a parecer mesmo um sinal de algo que está para vir. Mas não é magia. É ciência. O sono humano acontece em […]

Emocionante! Vitória abraça os filhos ao fim de dois anos
Francisco, Matilde e Afonso reencontram a mãe. Ora veja!

Como os “divórcios grisalhos” afetam a vida dos filhos adultos
Quando se fala no impacto do divórcio nos filhos, tende-se a pensar só em crianças pequenas. No entanto, os filhos adultos também sofrem muito com a separação dos pais. O divórcio está a envelhecer. Os Estados Unidos são um dos países com o mais alto índice de divórcios do mundo. Mas, nas últimas quatro décadas, esse índice tem caído entre os casais mais jovens. Paralelamente, os adultos de meia idade e mais idosos assumiram a liderança. Os adultos com 65 anos ou mais passaram a ser a única faixa etária que sofre um aumento da taxa de divórcio nos Estados