menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Detenção de casal por burlas informáticas

A Polícia Judiciária da Guarda deteve um casal suspeito de liderar uma rede de burlas informáticas e branqueamento de capitais, que terá lesado centenas de vítimas em mais de um milhão de euros através de diversos esquemas de engenharia social.
News ImageNews ImageNews Image

O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve um homem e uma mulher suspeitos da autoria de centenas de crimes de burla informática e branqueamento de capitais. A operação resultou na identificação de cerca de 300 vítimas por todo o país, com os prejuízos financeiros apurados a ultrapassarem, para já, um milhão de euros. Os suspeitos recorriam a diversos métodos de engenharia social para enganar as vítimas. Entre os esquemas utilizados encontram-se as conhecidas burlas “Olá pai, Olá mãe”, o envio de mensagens SMS fraudulentas para pagamento de encomendas ou despesas em instituições públicas, e burlas na plataforma “Marketplace”. Neste último caso, simulavam a prestação de um serviço de táxi de longo curso, exigindo um pagamento parcial adiantado por um serviço que nunca era realizado.

Outro dos ‘modi operandi’ envolvia a utilização da aplicação de encontros “Grindr”, dirigida à comunidade LGBT.

Os suspeitos marcavam encontros online, trocavam fotografias de cariz sexual com as vítimas e, posteriormente, ameaçavam-nas com a publicação das imagens caso não lhes fosse entregue uma determinada quantia monetária, num esquema conhecido como “sextorsion”.

A investigação, titulada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Castelo Branco, já permitiu formalizar 120 queixas-crime, sendo a maioria das vítimas dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.

O dinheiro obtido ilicitamente era “dissipado por várias contas bancárias pertencentes a vários angariadores”.

Além do casal detido, foram constituídos arguidos outros elementos que participavam no esquema como “mulas”, cuja atividade já terá cessado.

Os dois detidos, maiores de idade, serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Artigos

10

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa