
Detenção de Dois Homens por Associação Criminosa e Branqueamento de Capitais



A Diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de dois homens estrangeiros, com 30 e 35 anos, pela presumível prática dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais. A operação surge no âmbito de uma investigação que decorria há vários meses, sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro. Segundo as autoridades, os detidos são considerados operacionais de uma organização criminosa de caráter transnacional. O esquema passava pela criação de, pelo menos, 17 sociedades de fachada, recorrendo a 18 identidades falsas de diferentes nacionalidades.
Com base nestes documentos forjados, os suspeitos procediam à abertura de contas bancárias em território nacional, tanto em nome individual como das empresas que constituíam. Estas contas bancárias eram utilizadas para fazer circular fundos de proveniência ilícita, oriundos de diversos crimes, com especial destaque para os crimes informáticos ou cometidos através de meios informáticos.
Durante as diligências, que incluíram buscas domiciliárias, foram encontrados na posse dos suspeitos os documentos de identidade falsificados, bem como outros equipamentos e objetos relacionados com a atividade criminosa, o que justificou a sua detenção em flagrante delito.
Após a detenção, os dois homens serão presentes a um primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Faro, onde lhes serão aplicadas as respetivas medidas de coação.
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso, deteve hoje, 11 homens, com idades entre os 18 e os 59 anos, e uma mulher com 37 anos, por ofensas à integridade física grave qualificada, no concelho de Valongo. No âmbito de uma investigação por crimes de ofensas à […]

Os responsáveis por esta campanha de desinformação acerca do parecetamol estão a ignorar a realidade para alimentar uma agenda de ganhos políticos. Opinião de Mário André Macedo

Grupo liderado por Rute Agulhas lança dois manuais com jogos para crianças entre os 6 e os 14 anos de idade. Já há datas para formações. “Saber reagir é saber que podem dizer que não.”

O que ficou e o que mudou desde a votação de julho? O que conseguiu o Chega aprovar? E o PS? A lei ainda pode ser travada? Oito respostas para entender a nova Lei dos Estrangeiros.