
Detidos por terem contas para receber e dissipar milhares de euros de vários países da Europa



A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante delito, em Faro, dois homens de 28 anos suspeitos dos crimes de falsificação de documentos e branqueamento de capitais.
Os detidos, que não residem em Portugal, foram apanhados no momento em que abriam uma conta bancária com recurso a documentação falsa.
Após o primeiro interrogatório judicial, foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A investigação, conduzida pela Diretoria do Sul da PJ há mais de um ano, apurou que os suspeitos abriam contas bancárias em território nacional utilizando múltiplas identidades e outros documentos falsificados.
O objetivo era depositar e movimentar fundos provenientes de atividades ilícitas, nomeadamente burlas informáticas, que ascendiam a centenas de milhares de euros.
Estas contas funcionavam como “contas de passagem” para receber e dissipar dinheiro com origem em outros países europeus.
As autoridades suspeitam que os dois homens façam parte de uma rede criminosa alargada dedicada ao branqueamento de capitais a nível internacional.
A direção do inquérito está a cargo do DIAP de Faro.
Durante a operação, a PJ apreendeu um importante acervo probatório documental.
Foram identificadas duas dezenas de contas bancárias e mais de duzentos fluxos financeiros realizados através das mesmas.
A investigação prossegue para apurar a extensão total da atividade criminosa do grupo.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Universidades esperam número de candidatos à 2.ª fase mais elevado
De acordo com os dados conhecidos hoje, ficaram colocados 43.899 estudantes na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o que corresponde a uma diminuição de 12,1% em relação ao ano passado.

Há menos alunos carenciados colocados no Ensino Superior
Na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em 2025, foram colocados 43.889 estudantes, segundo a informação divulgada este domingo pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. São menos 12% do que no ano passado e trata-se do número mais baixo desde 2016. Num ano em que se registou o menor volume […] O conteúdo Há menos alunos carenciados colocados no Ensino Superior aparece primeiro em oRegiões.

Cinco mortos em despiste de ligeiro em Monchique
O acidente ocorrido este domingo na Estrada Nacional 266, no concelho de Monchique, distrito de Faro, mobilizou 101 operacionais pertencentes aos bombeiros, à GNR, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e ao INEM.
