
PJ detém dois homens suspeitos de incêndio florestal na Lousã



A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de dois homens, com 20 e 23 anos, suspeitos de terem ateado um incêndio florestal na Lousã.
A operação foi conduzida pela Diretoria do Centro da PJ, em colaboração com o Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições em Espaço Rural do Centro Litoral, entidade que integra a PJ, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). De acordo com o comunicado da PJ, os suspeitos terão utilizado "chama direta (isqueiro)" para iniciar o fogo no dia 18 de agosto.
O incêndio ocorreu num terreno rural que se encontrava em pousio, coberto por vegetação densa e espontânea, como herbáceas e silvas.
A localização do terreno representava um perigo acrescido, por se situar junto a habitações e nas imediações da grande mancha florestal da Serra da Lousã.
As autoridades explicaram que, na data do ocorrido, as condições meteorológicas eram extremamente favoráveis à propagação de incêndios, com risco classificado como "máximo", temperaturas muito elevadas e baixa humidade relativa.
Segundo a PJ, um incêndio de grandes dimensões só foi evitado devido à "rápida e eficaz intervenção dos Bombeiros Municipais da Lousã".
Os dois detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Coimbra para primeiro interrogatório judicial, onde serão determinadas as medidas de coação a aplicar.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
PSP apanha dois imigrantes ilegais após roubo a supermercado em Lisboa
As autoridades portuguesas apanharam mais dois imigrantes ilegais a viver em Portugal apesar de já terem sido notificados para abandonar o país. Desta vez, os cidadãos foram apanhados após um roubo, em Sete Rios, Lisboa.

Suspensa vacina contra chikungunya. Afinal, que vírus é este?
É transmitido através de mosquitos e pode manter-se ativo durante vários anos. A vacina foi suspensa nos Estados Unidos devido a efeitos colaterais. Conheça o chikungunya e o que pode causar.

Portuguesa recupera filhos levados pelo pai para a América do Sul
A justiça peruana decidiu entregar duas crianças, levadas pelo pai há mais de um ano de Espanha para o Peru, à mãe portuguesa que lutava por eles. Ana Gaivão Cordovil deu a boa nova nas redes sociais.

Fogo que começou em Arganil apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal
O incêndio que deflagrou em Arganil no dia 13 apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal, com 64 mil hectares consumidos, segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). O incêndio que começou no Piódão, no concelho de Arganil (distrito de Coimbra), e que entrou em resolução no […] The post Fogo que começou em Arganil apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal first appeared on Notícias do Sorraia.