menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Detenção de Suspeitos de Burla 'CEO Fraud'

A Polícia Judiciária deteve um casal estrangeiro no Aeroporto de Lisboa, suspeito de integrar uma rede criminosa transnacional responsável por uma burla informática de cerca de 850 mil euros.
News ImageNews ImageNews Image

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na passada quarta-feira, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, um homem de 30 anos e uma mulher de 28, ambos cidadãos estrangeiros. A detenção deu cumprimento a mandados emitidos pelo DIAP de Matosinhos, no âmbito de uma investigação conduzida pela Diretoria do Norte da PJ. O casal está fortemente indiciado pela prática de crimes de associação criminosa, burla qualificada, falsificação de documentos e branqueamento de capitais. Os suspeitos integravam uma organização criminosa de caráter transnacional dedicada a burlas informáticas conhecidas como “CEO Fraud”, cujo valor total ascende a cerca de 850 mil euros.

Segundo a PJ, os detidos agiram integrados numa estrutura mais ampla, da qual já haviam sido detidos outros dois elementos em novembro de 2024, no decorrer da mesma investigação.

As diligências permitiram apurar que os suspeitos atuavam como operacionais da organização.

Utilizavam contas bancárias abertas em nome de falsas identidades e de sociedades fictícias para fazer circular fundos de proveniência ilícita, com origem em diferentes crimes, nomeadamente informáticos.

Durante a operação, foram apreendidos diversos documentos e sistemas informáticos que eram utilizados na prática dos crimes.

Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.

Artigos

16

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa