
Detenção por Incêndios Florestais em Seia



A Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Seia, deteve no sábado, 6 de setembro, um homem de 49 anos suspeito de atear dois incêndios florestais no mesmo concelho. A detenção ocorreu fora de flagrante delito e foi motivada por uma alegada desavença entre o suspeito e um vizinho. Os fogos foram ateados com recurso a chama direta, tendo um deflagrado perto de uma habitação e o outro numa área de vegetação espontânea, propícia à propagação das chamas.
Segundo as autoridades, o suspeito terá previamente serrado e amontoado uma grande quantidade de troncos nos locais onde iniciou os incêndios.
O alerta foi dado pelo vizinho através do número de emergência 112.
A GNR deslocou-se ao local e, com base em testemunhos, identificou o homem como o presumível autor.
Este foi encontrado com queimaduras e ferimentos ligeiros e conduzido ao Posto Territorial de Seia, onde foi retido antes de a PJ formalizar a detenção, por se tratar de um possível crime de incêndio doloso. Um dos incêndios, em Sandomil, deflagrou no sábado de manhã e só foi considerado dominado na madrugada de domingo, por volta das 05:00, mobilizando 565 operacionais e 176 meios terrestres.
A chegada da chuva auxiliou os trabalhos de combate.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, as chamas destruíram uma casa devoluta e alguns anexos agrícolas, tendo percorrido várias localidades e zonas industriais.
De acordo com o ICNF, pelas 16:50 de sábado já tinham ardido 1890,15 hectares. Os incêndios ocorreram num período de risco máximo, com condições meteorológicas adversas, nomeadamente vento forte.
O inquérito está a cargo do Ministério Público da Guarda e o detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).