menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Investigação e Incentivos: O Dia de Contrastes para os Bombeiros Voluntários em Portugal

A Polícia Judiciária realizou buscas no quartel dos Bombeiros de Vieira do Minho por suspeitas de irregularidades financeiras, enquanto, em contraste, o município de São Brás de Alportel aprovava um novo regulamento de benefícios sociais para os seus soldados da paz.
News ImageNews ImageNews Image

As instalações dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, no distrito de Braga, foram alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ) esta quinta-feira. A operação, ordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Ministério Público de Braga, teve origem em denúncias anónimas e visa investigar a contabilidade da associação humanitária. As suspeitas, segundo a imprensa, recaem sobre alegadas irregularidades no pagamento de horas extraordinárias a funcionários e no abastecimento de combustíveis das viaturas, podendo estar em causa o crime de peculato. Os inspetores da PJ de Braga permaneceram no quartel durante várias horas, a recolher e a copiar documentação contabilística em suporte físico e digital.

Em resposta à investigação, a direção e o comando dos bombeiros de Vieira do Minho emitiram um comunicado no qual afirmam estar "tranquilos e confiantes na legalidade e integridade das suas ações".

Asseguraram ter colaborado "integralmente" com os inspetores, prestando toda a informação solicitada, e reiteraram a sua disponibilidade para continuar a cooperar com as autoridades judiciais com o objetivo de esclarecer totalmente a situação.

Numa nota contrastante, o Município de São Brás de Alportel aprovou a criação do Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários.

A medida visa reconhecer e valorizar o trabalho destes agentes e foi elaborada com a colaboração da própria associação humanitária local.

O regulamento prevê um conjunto de apoios, como reduções em tarifas de água, isenções de taxas municipais, apoios para despesas de habitação, acesso gratuito a piscinas e eventos culturais, e prioridade para os filhos dos bombeiros em programas de tempos livres. Para aceder a estes benefícios, os bombeiros devem cumprir, entre outros deveres, um mínimo de 200 horas anuais de serviço operacional e formação.

O regulamento entrará em vigor após a sua publicação em Diário da República.

Artigos

9