
Planeta atinge na quinta-feira a data em que se consumiram todos os recursos



O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), calculado pela organização internacional Global Footprint Network, assinala a data em que a procura da humanidade por recursos naturais excede a capacidade do planeta de os regenerar nesse ano. Este ano, o dia foi atingido numa quinta-feira, marcando o momento em que se consumiram todos os recursos gerados para o ano corrente. Segundo os cálculos, a humanidade está a utilizar a natureza 1,8 vezes mais depressa do que os ecossistemas se conseguem renovar, emitindo mais dióxido de carbono do que a biosfera absorve, consumindo mais água doce do que a que é reposta e esgotando as reservas de peixe e florestas a um ritmo insustentável.
Embora a data deste ano seja a mais precoce de sempre, a Global Footprint Network nota que o dia se tem mantido relativamente estável nos últimos 15 anos. Contudo, a associação ambientalista portuguesa Zero alerta que, mesmo sem uma grande variação anual, a pressão sobre o planeta continua a aumentar devido à acumulação de danos, o que compromete a segurança dos recursos a longo prazo.
As consequências deste consumo excessivo são vastas. A Global Footprint Network adverte que, para além da perda de biodiversidade, o excesso de consumo provoca estagnação económica, aumento da inflação, insegurança alimentar e energética, crises sanitárias e conflitos. A Zero reforça que esta antecipação do "uso do cartão de crédito ambiental" constitui uma ameaça ao bem-estar das gerações presentes e futuras.
Para reverter esta tendência, a associação Zero propõe várias medidas. A implementação de um "Green New Deal" ao nível da União Europeia por metade do mundo poderia adiar o dia em 42 dias na próxima década. Uma taxa de 100 dólares por tonelada de carbono adiá-lo-ia em 63 dias, e a redução do consumo de carne para metade resultaria num adiamento de 17 dias. A Zero defende uma "economia do bem-estar", focada na saúde ecológica e equidade social, e, em conjunto com as associações Oikos e Último Recurso, está a preparar uma proposta de lei em Portugal para garantir os direitos das gerações futuras.
A nível nacional, Portugal esgotou os seus recursos a 5 de maio. Se toda a população mundial consumisse ao ritmo dos portugueses, seriam necessários quase três planetas para sustentar essa procura. A data global do Dia da Sobrecarga da Terra é anunciada todos os anos a 5 de junho, no Dia Mundial do Ambiente.
Artigos
7






Ciência e Tecnologia
Ver mais
Gigantesca “bengala” descoberta na Austrália pode ser o inseto mais pesado do continente
Uma equipa de cientistas australianos afirmam ter encontrado uma nova espécie de inseto-bastão nas florestas tropicais remotas do norte de Queensland — e poderá ser o inseto mais pesado do país. Segundo a Smithsonian magazine, os insetos-pau, também conhecidos como bengalas, misturam-se com o ambiente que os rodeia, parecendo galhos. Com cerca de 15,75 centímetros de comprimento, a nova espécie, chamada Acrophylla alta, descrita na revista Zootaxa, parece um galho bastante grande. No entanto, os insetos-pau mais compridos que se conhecem podem atingir mais de 20 centímetros, mas mesmo esses são mais leves do que a espécie recentemente descoberta. O

Novas funções do Instagram causam dúvidas: "Estamos a rever tudo 2 vezes"
Uma das novas funcionalidade anunciadas pela Meta é o 'Instagram Map' que permite descobrir novos conteúdos a partir da localização mais recente de amigos e criadores favoritos.

Univ. do Minho no mundial de futebol de robôs humanoides na China
Uma equipa de estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) vai representar Portugal na primeira competição mundial de futebol entre robôs humanoides no formato "5 contra 5", em agosto, na China, foi hoje anunciado.

Mais de 130.000 conversas com ChatGPT e Grok estão expostas na internet
Uma investigação recente acendeu um novo alerta sobre a privacidade na era da Inteligência Artificial. Mais de 130.000 conversas com chatbots populares, incluindo o Claude, Grok, e ChatGPT, estão publicamente acessíveis e arquivadas na plataforma Internet Archive. A exposição sublinha como as interações dos utilizadores com estes sistemas podem tornar-se públicas se não houver cuidado com as definições de partilha. A descoberta foi feita por um investigador, que utiliza o pseudónimo "dead1nfluence", ...