menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Associação Zero destaca Plano de Restauro da Natureza e sistema de depósito como temas ambientais para 2026

A associação ambientalista Zero aponta o Plano Nacional de Restauro da Natureza e a implementação de um sistema de depósito com reembolso para embalagens como os temas que marcarão a agenda ambiental em Portugal no próximo ano.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A associação ambientalista Zero identificou o Plano Nacional de Restauro da Natureza e a entrada em funcionamento do sistema de depósito de embalagens com reembolso como os principais temas ambientais para Portugal em 2026. Num balanço de 2025 e antevisão para o ano seguinte, a Zero sublinha a importância da finalização e submissão do plano de restauro à Comissão Europeia até 1 de setembro de 2026, conforme exigido pela Lei de Restauro da Natureza da União Europeia (UE).

Este plano, que visa restaurar pelo menos 20% dos habitats terrestres e aquáticos até 2030, coloca Portugal numa posição favorável.

Uma análise da coligação #RestoreNature, que inclui a WWF, destaca o país como um dos que está a desenvolver um dos planos mais sólidos e ambiciosos da UE, elogiando a sua base científica e o seu caráter estratégico.

Contudo, a análise aponta que Portugal precisa de melhorar a inclusividade e a transparência do processo.

A Zero defende a criação de incentivos financeiros robustos para mobilizar os proprietários privados, essenciais para o sucesso da estratégia em terra, e a definição de áreas de proteção estrita no domínio marítimo. Outro marco para 2026 será o lançamento, previsto para abril, do sistema de depósito e reembolso para embalagens de bebidas de plástico e metal, que sofreu um atraso de quatro anos. A Zero acredita que este sistema permitirá atingir taxas de recolha muito elevadas.

Para além destes temas, a associação refere que 2026 deverá ser marcado pela atualização do Roteiro para a Neutralidade Climática e pela criação da Estratégia Industrial Verde.

No balanço de 2025, a Zero considerou que os recuos ambientais foram mais "dramáticos" do que os avanços, criticando a "agenda de desregulamentação" da UE e a inércia nas políticas de conservação e gestão de resíduos em Portugal. Entre os pontos positivos, destacou a entrada em vigor do Tratado do Alto Mar e a criação da Rede Lusófona para o Clima.

Artigos

15
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones