Autarcas Criticam Inércia do Plano de Revitalização da Serra da Estrela



O Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PRPNSE), anunciado em fevereiro de 2024 com uma dotação de 155 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento económico e social da região afetada pelos incêndios de 2022, continua por sair do papel, gerando forte descontentamento entre os autarcas locais. Estes consideram o plano “uma mão cheia de nada” e exigem a sua reprogramação e a garantia de apoios financeiros. Luís Tadeu, presidente da Associação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela, afirma que, apesar de várias reuniões, “não foi candidatado rigorosamente nada”. O autarca de Gouveia sublinha que os prazos e valores previstos estão “muito ultrapassados” e que alguns dos projetos inicialmente apresentados podem já não fazer sentido, defendendo a necessidade de uma reprogramação do PRPNSE.
Persiste ainda a incerteza sobre se a comparticipação nacional virá do Governo ou se terá de ser suportada pelos municípios.
Flávio Massano, presidente da Câmara de Manteigas, é mais taxativo, declarando que “não existe dinheiro” para o plano. Segundo o autarca, o montante de 155 milhões de euros e as fontes de financiamento identificadas não se concretizaram, com a justificação de que os quadros europeus estão esgotados.
Três anos após o grande incêndio, a região encontra-se num “impasse”, com quase nenhuma das ações estipuladas a ser implementada.
Massano critica também a falta de resposta do Governo relativamente a uma verba de 1,5 milhões de euros inscrita no Orçamento de Estado de 2025.
Outros autarcas partilham da frustração.
Luciano Ribeiro, de Seia, fala em “muitas expectativas defraudadas” e na perda de confiança dos cidadãos no Estado central, enquanto Sérgio Costa, da Guarda, assegura que os municípios “fizeram a sua parte”, tendo projetos prontos como a Estrada Verde. Os autarcas mantêm-se unidos na exigência de que o poder central cumpra as promessas, esperando que o debate do Orçamento de Estado possa trazer desenvolvimentos positivos para a região.
Artigos
9Local
Ver mais
A cerimónia de instalação dos órgãos municipais para o quadriénio 2025-2029 realizar-se-á a partir das 17h00, na Gare Marítima de Alcântara, com a posse dos 17 eleitos para a Câmara de Lisboa e dos 75 deputados da Assembleia Municipal, em que se incluem os 24 presidentes de juntas de freguesia.

O espírito natalício está já a espalhar-se pelos vários municípios portugueses. Este fim de semana, chega a Palmela, com o programa “Viva o Natal no Município de Palmela”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal em parceria com várias associações locais. Durante quase dois meses, entre 14 de novembro e 6 de janeiro de 2026, o […] O conteúdo Palmela vai celebrar o Natal com mercados temáticos e um presépio vivo aparece primeiro em NiT.

A intervenção que a Câmara Municipal está a levar a cabo no sentido de melhorar a acessibilidade para pessoas com...

Almada celebra o outono com música, tradição e castanhas. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Magusto no Solar dos Zagallos reúne música, tradição e convívio em Almada


